O que significa não ter passagem na hora do parto?

Perguntado por: nmoreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A falta de passagem é um dos maiores mitos do parto normal. Não existe isso de não ter passagem: toda mulher dilata se lhe for permitido entrar em trabalho de parto e aguardar o tempo necessário para que seu corpo faça o que é preciso.

Desproporção encéfalo-pélvica
Mesmo com dilatação total do colo do útero, o bebê pode não conseguir descer para o canal vaginal. Quando isso acontece, existe uma desproporção encéfalo-pélvica. Algumas vezes, o médico não consegue detectar isso previamente e só na hora do parto a desproporção fica clara.

Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
Eu apoio o parto natural, mesmo que a ultrassonografia da criança apresente mais de 4kg.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Quando o bebê está pronto para nascer, conforme a cabeça fetal empurra o colo, desencadeia o estímulo para o cérebro liberar ocitocina e, com isso, iniciar as contrações do trabalho de parto. Essas contrações uterinas empurram o bebê para baixo.

Parto induzido tem menos chance de ser bem-sucedido se o colo do útero estiver completamente fechado e se a cabeça do bebê não estiver devidamente encaixada na pélvis.

A frequência cardíaca fetal habitualmente encontra-se entre 120 e 160 batimentos por minutos. Portanto, frequências muito mais altas (acima de 200) ou baixas (abaixo de 100) podem ser um indício de algum tipo de sofrimento fetal ou problema.

Ficar agachada, de joelhos ou de quatro pode facilitar o parto. Ficar agachada, de joelhos ou de quatro Algumas posições ajudam a aliviar a dor. A massagem nas costas pode aliviar muito as contrações.

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame.

Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Normalmente o bebê é liberado para ir para casa quando atinge o peso mínimo de 2 kg, apresentando ganho de peso por pelo menos 3 dias seguidos, até que seus órgãos funcionem bem, sem ajuda de aparelhos, e que consiga se alimentar sem o uso de sondas.

Uma ultrassonografia. leia mais pode ser utilizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso fetal para confirmar o diagnóstico de bebê grande para a idade gestacional (GIG). Após o nascimento, o diagnóstico de GIG é feito por meio da avaliação da idade gestacional e do peso do bebê.

O peso do bebê esta semana é de cerca de 3,1 kg.

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. O inchaço é algo que acompanha a gestante por vários meses, mas, nas últimas semanas de gestação pode ficar mais acentuado e presente nas mãos e nos pés, por conta da compressão dos vasos sanguíneos promovida pelo crescimento do bebê.

Você pode sentir dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual. Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso.

Atualizado em setembro 2021. Alguns sinais que indicam que a bolsa estourou são liberação de um líquido transparente ou amarelo claro e sem cheiro pela vagina, que pode sair em pequenas quantidades como um gotejamento ou sair em grandes quantidades e de forma constante. 6 sinais que a bolsa vai estourar.