O que significa não ter benefício ativo?

Perguntado por: obrites . Última atualização: 7 de maio de 2023
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De modo geral, ter o benefício ativo significa que o segurado teve seu pedido de concessão de aposentadoria, pensão ou auxílio assistencial deferido, isto é, aprovado. Na prática, eles correspondem aos pagamentos mensais determinados por meio da Previdência Social em favor do segurado recém-aposentado, por exemplo.

O que é? Serviço para pedir o documento que informa se existe ou não algum benefício do INSS em seu nome. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

Para verificar se um benefício está bloqueado para empréstimos, o beneficiário pode consultar o Meu INSS, um portal online do governo federal que permite o acesso a informações e serviços relacionados à Previdência Social.

Se você não sabe o motivo pelo qual o seu benefício foi cessado, ou pensa que foi cortado em razão de algum erro, você pode ligar para a central 135, ou então ir em busca de um profissional especialista em benefícios do INSS para acompanhar o seu caso.

Caso você tenha optado pelo saque via cartão previdenciário "INSS", o saque do benefício deve ser obrigatoriamente realizado dentro do prazo de validade da parcela determinado pelo INSS, que em geral ocorre até o final do mês seguinte ao da sua disponibilização (aproximadamente 60 dias).

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

Se você é segurado do INSS e já teve o seu valor dos atrasados liberado pela justiça, pode consultar se vai receber os valores referentes ao precatório. O segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.

O que significa benefício cessado? De forma simples, é quando o benefício é cancelado e o pagamento extinto. A cessação do benefício tem caráter definitivo, mas pode ser revertida. Atenção: benefício cessado é diferente de bloqueio ou suspensão, este último tem caráter provisório.

A declaração de nada consta do INSS é um documento que comprova que não existe nenhum benefício concedido ao CPF pesquisado. Na realidade, no mesmo documento também pode constar que existe um seguro sendo pago.

A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

Você deve ir até o Meu INSS para saber o resultado da sua aposentadoria.

Se o beneficiário não comparecer à perícia médica após ser convocado, poderá ter o benefício bloqueado. Entre os tipos de benefício que podem ser suspensos, estão a Aposentadoria por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) e Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga aposentadoria por invalidez).

Prazo atual para desbloqueio
E nos demais casos, o prazo para conclusão do bloqueio ou desbloqueio é de 30 dias. Porém, realizando o procedimento pelo Meu INSS, o procedimento pode ser quase instantâneo.

Quando o beneficiário recebe no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo oficial do programa a mensagem de que o benefício está bloqueado, geralmente quer dizer que a data de saque ainda não chegou para aquela pessoa. Existe até mesmo um calendário divulgado previamente com as datas de pagamento do benefício.

Recebo Auxílio Brasil/Bolsa Família, fiz o cancelamento do meu cadastro e meu benefício foi cancelado. Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema. Nesse caso, não é possível a reversão de cancelamento do benefício.

30 dias

Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso? O site do INSS pede pelo menos 30 dias, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa. (artigo 49 da lei 9.784/99).

Meu Auxílio-Doença foi cortado, o que posso fazer?

  1. Entrar com recurso administrativo perante o próprio INSS;
  2. Esperar um tempo e fazer um novo pedido de benefício;
  3. Ingressar com processo judicial.

Para saber quando irá receber o Auxílio Brasil, o beneficiário deve verificar o dígito final do seu (Número de Identificação Social), no ou fazendo uma consulta do CadÚnico, informando o CPF.

Desde abril de 2020, o INSS liberou para os aposentados e pensionistas receberem o benefício pela conta-corrente. Porém, é preciso pedir a mudança pelo site ou aplicativo Meu INSS. Nesse caso, é obrigatório que a conta-corrente esteja no mesmo nome do titular do benefício.

Alterar Local ou Forma de Pagamento

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “alterar local ou forma de pagamento”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Mas o que isso significa na prática? De acordo com o Ministério da Cidadania, isso simplesmente quer dizer que você ainda não está na folha de pagamento para entrada no projeto em questão.