O que significa não se lembrar do sonho?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 2 votos

Podemos estar sonhando pouco antes de despertar - mas nossas rotinas matinais acabam nos impedindo de lembrar. Muitas vezes acordamos sobressaltados com o despertador, o que provoca um pico em nossos níveis de noradrenalina - e, consequentemente, dificulta a retenção dos sonhos.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono.

Anote que pessoa estava presente no sonho, assim como qual animal ou objeto, por exemplo. Escreva também sobre o cenário no qual seu sonho aconteceu. Isso é o suficiente para, quando acordar, se lembrar do que sonhou e complementar em detalhes o que recordar. Se preferir, anote logo pela manhã o sonho completo.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.

REM é a sigla para Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos. É o sinal físico mais evidente de que uma pessoa está nessa fase do sono, considerada a mais profunda. O sono REM é fundamental porque é nele que as memórias são processadas e o conhecimento é consolidado.

Por outro lado, há certas condições médicas que afetam a capacidade de sonhar, como pessoas com danos na parte do cérebro que controla o sono REM. Além disso, certos medicamentos, como alguns antidepressivos, podem apresentar uma diminuição em sua capacidade de sonhar ou lembrar de seus sonhos.

Como conseqüência, pode ser observado aumento de sonhos vívidos, inclusive de pesadelos, em pacientes depressivos em tratamento (Agargun et al., 2003).

Acredita-se que o sono REM desempenha um papel fundamental no processamento de experiências emocionais da vida acordada, contribuindo fortemente para a consolidação da memória emocional, segundo diz o artigo O papel funcional do sonho nos processos emocionais, uma revisão da literatura acadêmica publicado na revista ...

O truque é colocar um alarme para tocar mais cedo que o habitual. Isso porque os sonhos vão se tornando mais frequentes ao longo da noite. É preciso acordar e logo em seguida voltar a dormir, mas não sem antes reiterar a intenção de estar consciente durante o sono.

Uma hipótese é que uma falta de sincronia entre mudanças na atividade cerebral e a atonia muscular na fase REM do sono seja o mecanismo responsável pela paralisia temporária. Mas, acredita-se que se trata de um fenômeno multifatorial. Já foram investigadas associações da paralisia do sono com: Uso de substâncias.

Sonhar enriquece nossa vida e torna o dia a dia mais pleno e interessante. Mas, para que isso aconteça, não basta sonhar. Um sonho precisa ser lembrado, transformado em linguagem e contado para alguém que esteja disposto a escutar com atenção e interesse.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

Sim, é normal que você sonhe com coisas e/ou situações que ficaram na sua mente ao longo do dia e que possa ter ocasionado algum tipo de sentimento.... seja ele positivo ou não. Quase todo sonho pode ser compreendido como a realização de um desejo ou também permitir a redução de algo tenso.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

Sonhar com pessoas desconhecidas em um lugar desconhecido
Se você se sentiu feliz durante o sonho é sinal que está pronto para viver essa nova fase. No entanto, se tiver se sentido desconfortável, pense duas vezes antes de deixar para trás o que está acostumado. Talvez não seja a hora de viver um novo momento.

Quando atingimos a fase REM, sempre temos pelo menos um sonho. Dessa forma, em média, sonhamos de cinco a seis vezes por noite.

“Se uma pessoa se lembra de múltiplos sonhos por noite, todos os dias, pode ser a prova de que ela tem um sono fragmentado”, ele aponta.