O que significa não houve desenvolvimento de microrganismo na amostra analisada?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

O que significa não ouve desenvolvimento de microorganismo na amostra analisada? Significa que não cresceu nenhuma bactéria na cultura solicitada.

Os patogênicos (aqueles que não podem ser vistos a olho nú, tendo potencial para causar doenças) e os não patogênicos (aqueles perceptíveis a olho nu, uma vez que causam mudanças nos alimentos, mas que também podem trazer algum benefício em caso de baixa concentração em contato com o intestino).

O resultado “não realizado” significa que não houve crescimento de bactérias na cultura e por isso não há a necessidade de utilizar medicamentos.

O que quer dizer ausente no exame
No âmbito da medicina, consiste na indicação da não existência de determinada doença no organismo examinado, A expressão “não reagente” é explicada pelo fato do reagente não reagir com o sangue do paciente, apresentando assim uma amostra negativa.

Essa cultura sem crescimento bacteriano significa que não tem infecção ativa no material analisado. Isso não significa que a pesquisa de anticorpos para doenças como clamídia, herpes, toxoplasmose não possam vir positivas.

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

Valor de Referência: - Cultura negativa ou dependendo do agente isolado, contagens inferiores a 10.000 UFC/mL (Unidades Formadoras de Colônias/ mililitro). Interpretação: É útil no diagnóstico etiológico das infecções do trato urinário.

Quando o paciente tem bactérias na urina, mas não apresenta nenhum sinal ou sintoma de infecção urinária, dizemos que ele tem apenas bacteriúria assintomática.

Quais são os resultados possíveis para o exame Cultura de Urina + Antibiograma? O resultado negativo indica que não foram observados microrganismos causadores de doenças na urina do paciente.

Esses resultados mostraram que quase todas as mulheres com sintomas urinários típicos e cultura negativa ainda apresentam uma infecção com Escherichia coli.

O que são os micro-organismos não patogênicos? Já os micro-organismos não patogênicos são aqueles que alteram as características normais dos alimentos, quer deteriorando-os (estragando-os) ou transformando-os beneficamente em alimentos elaborados.

De maneira intuitiva, o laudo “S” conclui que o microrganismo é sensível ao antibiótico testado. Assim, essa será a medicação recomendada. Por outro lado, caso o laudo seja “R”, o microrganismo é resistente ao antibiótico testado. Nesse caso, a medicação não terá função positiva na terapêutica.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

Os antibióticos são substâncias utilizadas para inibir o desenvolvimento de agentes patogênicos, podendo ser ativos contra bactérias e contra fungos.

Essa frase indica um exame normal.

Os resultados de todos os exames Papanicolau realizados tiveram como conclusão ausência de malignidade, ou seja, todos os achados dos materiais examinados da amostra estavam dentro dos limites de normalidade.