O que significa não houve desenvolvimento de microrganismo?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O que significa não ouve desenvolvimento de microorganismo na amostra analisada? Significa que não cresceu nenhuma bactéria na cultura solicitada.

Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária. É importante salientar, porém, que nem sempre a presença de bactérias indica uma infecção ativa.

O risco individual e para a comunidade é ausente ou muito baixo, ou seja, são microrganismos que têm baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou em animais.

Resultado do exame de urocultura

  1. Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes;
  2. Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

O resultado do exame de urocultura pode ser:

  1. Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes;
  2. Positivo: quando é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, sendo também indicado qual a bactéria identificada no exame.

Elas atuam nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos. Algumas bactérias podem ser patogênicas e causam doenças como a cólera, difteria, febre tifoide, lepra, meningite, tuberculose.

Ao longo da vida, a microbiota é afetada por estímulos ambientais, como o tipo de dieta, doenças, uso de drogas, como antibióticos, e também probióticos, e é importante que permaneça saudável, atuando como “aliada” do corpo. “Ela afeta o metabolismo, funções cognitivas, inflamação e imunidade.

Microrganismos, como o próprio nome diz, são seres vivos bastante pequenos, que só podem ser vistos individualmente com o auxílio de equipamentos específicos, como o microscópio.

Resposta. Resposta: provavelmente, os referidos organismo eram fungos penicillium notatum , já que estes impedem o crescimento bacteriano.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

O resultado negativo indica que não foram observados microrganismos causadores de doenças na urina do paciente. O resultado positivo mostra o crescimento de um microrganismo causador de doença. Dependendo da quantidade de bactérias encontrada e da presença de sintomas, o paciente deverá receber tratamento.

Acredita-se que os microrganismos (organismos pequenos só visíveis com o auxílio de lentes) apareceram na terra há bilhões de anos a partir de um material complexo de águas oceânicas ou de nuvens que circulavam a terra.

Microrganismos são seres que não podem ser vistos a olho nu. Isso acontece porque eles são extremamente pequenos, com a possibilidade de visualização somente por meio de microscópios. Entre eles estão os vírus, bactérias, fungos, algas unicelulares, alguns protistas e ácaros.

A identificação de micro-organismos por métodos bioquímicos consistem em kit comerciais, que possuem provas bioquímicas, que identificam diferentes grupos de micro-organismos. Portanto, é necessário o prévio conhecimento de qual grupo deseja identificar.

Valores normais: Negativa ou contagens inferiores a 10.000/mL (10.000UFC/mL). Em urine 1º. jato, dependendo da bactéria, contagens inferiores a 10.000/mL podem ser significativas (ex. Neisseria).

Valor de Referência: - Cultura negativa ou dependendo do agente isolado, contagens inferiores a 10.000 UFC/mL (Unidades Formadoras de Colônias/ mililitro). Interpretação: É útil no diagnóstico etiológico das infecções do trato urinário.

O exame de urina, tanto bioquímico quanto morfológico, pode trazer inúmeras informações e uma delas é a presença de infecção urinária. Neste caso, espera-se o achado de leucocitúria com bacteriúria.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

A urocultura é indicada para se obter um diagnóstico preciso de infecções do trato urinário, como cistite e pielonefrite.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.