O que significa não é bivolt?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A voltagem bivolt é um recurso que permite que os equipamentos elétricos e eletrônicos possam ser ligados em duas faixas de tensão: 110V; 220V.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

Significado de Bivolt
adjetivo Que tem capacidade para duas voltagens ou apresenta a opção de escola entre duas voltagens, geralmente 110 e 220 volts. Diz-se do aparelho ou mecanismo que pode apresentar essas duas voltagens: aparelho bivolt.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Existem construções que não possuem rede elétrica uniforme. Isto é, apresentam tomadas com tensão 220V e 127V. Nesses casos, é indicado que você utilize produtos com tensão bivolt, evitando que, por algum equívoco, o seu aparelho seja queimado, assegurando, também, a sua segurança.

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com voltagens diferentes – ou seja, 127V e 220V.

A tecnologia bivolt significa que a máquina opera em duas voltagens, sendo que o aparelho pode ter uma chave seletora ou se adequar automaticamente à tensão da fonte de energia em duas faixas distintas, fixas e específicas.

Afinal, o que é bivolt? Bivolt é o nome dado para a capacidade de um aparelho elétrico de ser ligado em tomadas de duas voltagens, geralmente 127v e 220v. Mas podem ser comprados em variações diferentes de voltagem.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Graças a empresa Redfish Instruments foi lançado o aplicativo iDVM. Um aplicativo que é conectado a um multímetro via wireless. Agora é possível medir a corrente de qualquer circuito elétrico, ou sua voltagem, usando um aparelho seguro e vendo os resultados direto no seu celular.

Gente, a geladeira bivolt é um eletrodoméstico muito prático porque funciona tanto em tomadas de 110V, ou volts, como de 220v.

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

O que acontece se eu ligar um aparelho 127 numa tensão 220 volts? As chances de queimar este aparelho elétrico de 127 V ligado em uma tomada de 220 V é enorme. Portanto, antes de ligar qualquer aparelho, favor conferir a tensão daquela tomada, caso contrário você pode ter um prejuízo totalmente indesejado.

Características da Tomada Bivolt
A tomada bivolt em relação às tomadas comuns é um pouco diferente! A primeira diferença é que abaixo da tomada tem uma chave seletora de tensão, parecida com aquelas usadas em fontes de computadores. É essa chave seletora que é responsável por mudar a tensão entre 110V e 220V.

Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.