O que significa não comutativo?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Corpo não comutativo, em álgebra abstrata, é uma estrutura matemática que tem todas as propriedades usuais de corpos, ou seja, tem operações de soma e produto que tem elemento neutro, elemento inverso, distributividade, etc, exceto que, no corpo não comutativo, a multiplicação não é comutativa.

a) Contratos comutativos são aqueles em que as partes desde o início conhecem o montante de sua prestação e, em geral, há uma certa igualdade entre as prestações, como por exemplo, os contratos de compra e venda, locação e permuta.

Enquanto no contrato comutativo a equivalência é das prestações, objetivamente consideradas, no contrato aleatório a equivalência é justamente do risco da desigualdade das prestações, razão pela qual nele pode ocorrer a desigualdade objetiva das prestações, porque a ideia de risco compõe a noção de álea.

Propriedade comutativa da adição: Alterar a soma das parcelas não altera a soma. Por exemplo, 4 + 2 = 2 + 4 4 + 2 = 2 + 4 4+2=2+44, plus, 2, equals, 2, plus, 4. Propriedade associativa da adição: Alterar o agrupamento das parcelas não altera a soma.

adjetivo Que está relacionado com associação, sociedade, entidade ou organização que congrega indivíduos com interesses em comum. Que cria associação, que tem todos os requisitos necessários para dar início a uma associação, sociedade: fator associativo. Capaz de associar coisas, de juntar uma coisa a outra.

As 5 propriedades da multiplicação são: comutativa, distributiva, associativa, elemento neutro e elemento inverso.

Art. 441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.

Já o contrato não solene é aquele onde podem ser celebrados de formas diferentes, desde que o seu conteúdo seja socialmente reconhecível.

Contratos acidentalmente aleatórios
Duas espécies: a) venda de coisas futuras; b) venda de coisas existentes mas expostas a risco. Nos que tem por objeto coisas futuras, o risco pode referir-se à própria existência da coisa e à sua quantidade.

Os contratos onerosos podem ser cumulativos, ou seja, apresentam uma certeza quanto à equivalência entre prestação e contraprestação. Os aleatórios por sua vez estão permeados por risco. Veja tópico Contrato Aleatório.

Os contratos solenes exigem a prática de atos jurídicos formais para sua celebração, um exemplo são os contratos de compra e venda de imóvel acima do valor legal.... Os não solenes têm forma livre e são a regra do nosso país.

Propriedade comutativa
A ordem dos fatores não altera o produto (resultado). Vamos ver um exemplo de propriedade comutativa. O resultado da multiplicação de 10 x 3 será o mesmo que o da multiplicação de 3 x 10. Mesmo se mudarmos a ordem dos fatores, o resultado continuará sendo 30.

A propriedade que devemos utilizar é a comutativa, na qual podemos trocar as ordens das parcelas e o resultado ainda é o mesmo. A propriedade associativa possibilita “trocar” a posição dos parênteses e o resultado ainda é o mesmo.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

Significado de Dissociativo
adjetivo Capaz de dissociar, de separar: circuito dissociativo. [Química] Dissolvente; que causa decomposição, de dissolve: composto dissociativo. Transtorno dissociativo. Diminuição ou perda total de uma função neurológica ou mental.

Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando a superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses.

A propriedade associativa é uma regra matemática que determina que a ordem em que os fatores estão agrupados em uma multiplicação não muda o produto.