O que significa Nanã na Bíblia?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Ligada ao princípio e ao fim da existência, Nanã é costumeiramente reverenciada com cânticos que rogam pela extensão da vida e o adiamento da morte. Em alguns rituais, Nanã é evocada pelas mulheres que apresentam dificuldade para engravidar.

Em hipótese nenhuma ofereça à yabá carneiros, peixe de pele, siri, carambola e roupas pretas, pois estas são as quizilas de Nanã.

São pessoas dignas e de bom coração
Essa talvez seja a característica mais marcante dos filhos de Nanã. A nobreza de seu coração e a dignidade que possuem é inabalável. É incapaz de desejar o mal aos outros, é gentil até com quem já lhe fez mal.

Muitas vezes, é temida, intransigente e austera. Mas respeitada como a mais velha das Yabás (orixás femininas). Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte. Ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que possam se livrar dos sofrimentos da sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.

No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant'Ana (ou Santa Ana). Sabe-se que ela foi a mãe de Maria de Nazaré, portanto, a avó de Jesus. Seu nome significa graça.

Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa. Essa comida traz para as pessoas muita força. É bom ressaltar que Nanã é uma santa antiga e muito sábia.

A figura de Nanã traz nas mãos o chamado Ebiri, que representa o poder que ela tem de cuidar das almas que renascem. Os elementos da oferenda, e o pano estendido no altar para louvar a orixá, são das cores roxa e lilás, que representam a energia.

É o orixá dos pântanos, da chuva, da lama, da água parada. É normalmente visualizada como uma mulher idosa. Segundo a lenda, ela teve um filho com Oxalá, porém como o filho, Omolu, era deformado, ela o abandonou num pântano. Como castigo, Oxalá determinou que Nanã viveria para sempre no pântano.

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.

Banho Nanã é um mix de ervas na força de Nanã, para trazer proteção e a vibração da sabedoria, para que tenhamos discernimento para saber frear nossos impulsos e evitar o que nos traz consequências negativas pelos nosso atos.

Diferentemente dos filhos de Oxumaré, de Iansã e de Oxalá, os filhos de Nanã são raros na tradição de religiões afro-brasileiras, mas não pense que ele não existam. Isso porque Nanã é considerada a orixá mais exigente na escolha de seus filhos.

Sebastiana Gouvêa Moraes (Jataí, 3 de maio de 1975), mais conhecida como Nana Gouvêa, é uma atriz e ex-modelo brasileira naturalizada estadunidense.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

Seus números para sorte: 3, 4 e 9. Nanã é o Orixá feminino mais velho. Rege o lodo e a lama.

Nanã é o orixá dos mangues, do pântano, da lama, senhora da morte responsável pelos portais de entrada (reencarnação) e saída (desencarne) das almas. Assim como seu filho Omulu, Nanã é a protetora dos idosos, desabrigados, doentes e deficientes visuais.