O que significa na Bíblia a palavra velador?

Perguntado por: rsilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os antigos hebreus tinham o hábito de transportar este tipo de suporte, por isso é usado como exemplo no Novo Testamento por Jesus em (Lucas 11 : 33) "E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz".

Em algumas casas o velador era um tipo de concha no pilar central da casa. Em outras casas, o velador era um tipo de prateleira, ou até uma pedra saliente na parede.

O termo alqueire é citado na Bíblia no seu sentido original, de cesta para medir grãos. A passagem bíblica fala em acender a candeia sob o alqueire, que simbolicamente representa ocultar a luz.

Na verdade, esse vocábulo é um derivado regressivo do verbo “velar”, que por sua vez veio do latim vigilare, “vigiar”, isto é, ficar acordado (a vigília é o oposto do sono).

manter-se aceso (chama, luz, etc.)

Jesus comparou os olhos como a uma candeia que produz a luz para o caminhante, dizendo: “A candeia do corpo são os olhos… se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6.22). Desta forma, a maneira como é direcionado o olhar, determina a direção do coração, e revela a luz ou as trevas da alma.

A partir do emprego feito pelo autor de 1 Reis 11,36, o termo lâmpada passa a ser muito significativo na história bíblica. Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé.

A pessoa que recebeu a Palavra de Deus de bom grado em seu coração há de frutificar grandemente, de maneira que todos possam ver os seus frutos. Daí a parábola da candeia, que revela a posição que ocupará no reino espiritual aquele que se deixou transformar completamente pela semente da Palavra.

No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.

1. Vaso de metal ou de barro que se suspende por um gancho à parede. 2. Luz de candeia.

É uma espécie de múltiplos usos, porém sua madeira é mais utilizada como moirão de cerca, pela sua durabilidade, e para a produção de óleo essencial, cujo principal componente, o alfabisabolol, possui propriedades antiflogísticas, antibacterianas, antimicóticas, dermatológicas e espasmódicas.

Termo popular de insulto, significando 'vil', 'desprezível' (Mt 5.22). Está em estreita conexão com a palavra 'rekim', que em Juízes (11.3) se acha traduzida por 'homens levianos'. os rabinos ensinavam que o uso de tal expressão era quase tão grande crime como o assassinato.

Sem gosto (#Jó 6.6; Mt 5.13).

Do ponto de vista etimológico, o sentido da palavra alqueire origina-se do vocabulário árabe “alqueile” (medida de um saco), que, por sua vez, deriva do verbo “cale” (medir), sendo que os colonos portugueses usaram o alqueire como medida de volume, e o terreno que no plantio coubesse aquela medida era denominado “ ...

Velar o corpo não é mais necessário apenas para garantir que a pessoa está realmente morta, mas sim para nos despedirmos. A Viva Mais Plan acredita que devemos estar preparados para lidar com a morte e suas consequências, por isso nossos planos funerais oferecem o conforto que sua família precisa.