O que significa mulher ingênua?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

substantivo feminino Aquela que possui uma inocência franca e simples; que não possui malícia.

O ingênuo é aquele que acredita piamente no que o outro diz, como se fosse a verdade absoluta, e pode se colocar em situação de prejuízo pessoal por conta dessa crença excessiva no dito alheio. Caso você não goste da expressão "maldade", sugiro mudar para cautela ou cuidado.

A Bíblia fala sobre o ingênuo. Este, no contexto do livro de Provérbios, escrito pelo sábio Salomão, é uma pessoa que tem uma maneira de agir e viver a vida que, geralmente, é marcada pela falta de sabedoria e discernimento. Isso o coloca em situações difíceis, fazendo-o passar por momentos maus em sua vida.

A ingenuidade é capacidade que o indivíduo tem de não ver a maldade nas situações, confiar nas pessoas e ter bom coração. Parece ser algo que todos desejam e, até certo ponto, uma qualidade "invejável".

A fusão de conceitos entre inocência e ingenuidade se deu porque em geral as crianças são as duas coisas. Inocência: ausência de má intenção, retidão moral, perfeição ética, integridade. Ingenuidade: desproteção física, emocional ou intelectual proveniente da ignorância, acompanhada ou não por inocência.

O contrário de ingenuidade é: 1 brejeirice, esperteza, malícia, manha, marotice, astúcia, arteirice, traquinice, travessura, invencionice, maquiavelice, sagacidade, diabrura, solércia.

Malícia é um substantivo feminino com origem no latim malitia e que significa uma propensão ou tendência para praticar atos de maldade. Agir com malícia muitas vezes significa se comportar com dolo, com astúcia e com o objetivo de enganar ou causar dano em alguém.

Quando a pessoa vive neste estado permanente de pureza, com dificuldade em ver maldade nas pessoas e com todo tipo de ausência de segundas intenções na reação do próximo, é preciso procurar ajuda de um psicólogo, pois a ingenuidade traz consequências desastrosas na vida de quem enxerga tudo em “cor de rosa”.

Se uma pessoa não é acusada, se for acusada e não houver julgamento, ou se o julgamento for considerado nulo por não seguir as regras legais, ela é inocente.

Evite usar insultos sérios contra alguém. No entanto, usar insultos infantis e inofensivos pode fazer você parecer mais inocente. Seja gentil e doce. Pessoas inocentes geralmente são muito amáveis e gentis, então faça o seu melhor para agir dessa forma.

Também é considerado tolo aquele indivíduo que age com muita vaidade sem perceber suas próprias falhas. Agir com tolice com as coisas de Deus pode resultar em sérias consequências. A maioria das vezes o comportamento insensato foi a "pedra de tropeço" de muitos personagens na Bíblia.

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

Grafia no Brasil:ingênuo.
Grafia em Portugal:ingénuo.

Para alguns significa se fazer de “bobo” e não perceber a maldade alheia, para outros significa ter pouco conhecimento em alguma área ou em relacionamentos, para outros a palavra ingênuo remete à tendência em falar o que pensa sem perceber se irá machucar alguém ou prejudicar a si mesmo.

No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

1. Cândido; puro; imaculado; ingénuo ; inofensivo.

adjetivo Que não possui culpa; que não ocasiona o mal; que é inofensivo ou puro; inócuo.

É necessário que, através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua, voltando-se sobre si mesma, perceba-se como tal e vá se tornando crítica. Ou seja, o primeiríssimo passo para superar ingenuidade e conquistar a criticidade é a autocrítica. Por isso que a arrogância não produz sujeitos críticos.

Diferença entre bondade e ingenuidade
A bondade não anseia receber nada em troca pelas suas ações, se exerce de forma livre e porque sente-se a necessidade e a vontade de ajudar, de oferecer seus próprios recursos, sejam pessoais ou materiais, a favor de outros seres. Mas isto não significa ser ingênuo.

1. Pessoas maldosas normalmente são controladoras e tendem a ficar bastante irritadas quando não são capazes de assumir a liderança até mesmo nas situações mais banais do dia a dia. 2. Desonestidade e tentativa constante de burlar regras para obter benefícios são características comuns entre pessoas maldosas.

O substantivo malicioso quer dizer do indivíduo que comete o ato de maldade: "ele foi malicioso e acabou traindo o seu melhor amigo". Mas também tem o significado daquele que foi travesso, maroto. Como na frase: "eles são maliciosos, só me ajudaram porque sabiam que iriam ganhar bolo depois da tarefa".