O que significa morrer empalado?

Perguntado por: imoreira4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Empalamento ou empalação (do latim palus, estaca ou mastro) é um método de tortura e execução que consistia na inserção de uma estaca que atravessasse o corpo do torturado (podendo ser, em alguns casos particularmente sádicos, pelo ânus, vagina, ou através de qualquer outra parte do corpo), até à morte do torturado.

As origens do empalamento remontam ao século XIII. O método, muito usado pelo conde Vlad, da província romena Valáquia, envolvia inserir uma estaca no ânus do prisioneiro, atravessando seu corpo até a morte.

Significado de Empalado
Empalado vem do verbo empalar. O mesmo que: espetado, cravado.

O político e filósofo romano Cícero considerava a crucificação a punição "mais cruel e aterrorizante" que poderia existir.

Se o choque da dor não deixar a vítima inconsciente, ela vai experimentar uma sensação insuportável de ter as camadas externas da pele destruídas pelo calor até serem dissolvidas. Em seguida, haverá a ruptura completa do tecido adiposo.

Os ferimentos por objetos encravados, são aqueles que penetram a pele e se fixam criando orifícios não naturais ao corpo, como em regiões do abdome, do tórax ou em uma das pernas;e. Os ferimentos por objetos empalados, são aqueles que penetram por orifícios naturais do corpo e nele permanecem, como nariz, olhos e boca.

Penetração (pt-BR) ou empalamento [EJ] (ou espetar) [EB] (pt-PT) é um encantamento para tridentes, fazendo com que eles causem dano extra a cada golpe.

Os assírios, conhecidos por inventarem diversos métodos de tortura dos mais cruéis, séculos antes de Cristo, empalavam prisioneiros de guerra, bem como civis que cometiam certos crimes. Diz a lenda que o monarca assírio Assurbanípal apreciava assistir a sessões de empalamento, enquanto fazia suas refeições.

O mais temido instrumento de tortura era a roda. Nesse método, a vítima tinha seu corpo preso à parte externa de uma roda posicionada em baixo de um braseiro. O torturado ia sofrendo com o calor e as queimaduras que se formavam na medida em que a roda era deslocada na direção do fogo.

Vlad Tepes
Vlad III, ou “Vlad, o Empalador” ficou conhecido por matar seus inimigos através que técnica que lhe batiza, a empalação, que consiste em fazer com que uma lança atravesse uma pessoa por dentro, entrando pelo seu ânus e saindo por sua boca – ou o mais próximo disso possível.

Na Coreia do Sul, Rússia, Bahamas, Barbados e em Brunei, está em prática uma moratória. Em Israel e no Chile, é restrita a crimes cometidos em tempo de guerra. Todos os outros países nesta categoria aboliram a pena de morte.

Confira abaixo cinco crimes chocantes que pararam o país.
...
Terror nacional: 5 crimes que chocaram o Brasil

  1. Suzane Von Richthofen.
  2. Elize Matsunaga. ...
  3. O sequestro de Eloá Cristina Pimentel. ...
  4. Eliza Samudio. ...
  5. Caso Isabella Nardoni.

O artigo 5º da Constituição proíbe a pena de morte, a não ser em caso de guerra declarada. Também são proibidas as seguintes penas: trabalhos forçados, prisão perpétua, banimento e penas cruéis. Já o artigo 60 da Constituição estabelece as chamadas cláusulas pétreas (que não podem ser excluídas ou restringidas).

Garrote vil ou simplesmente garrote é um artefato utilizado como instrumento de tortura, podendo provocar o óbito do supliciado. O garrote era aplicado ao pescoço da vítima, mantida imóvel e amarrada a uma cadeira.

Os tipos de execução usados atualmente em todo o mundo são muitos e variados, incluindo:

  • Decapitação.
  • Eletrocussão.
  • Enforcamento.
  • Injeção letal.
  • Execução por pelotão de fuzilamento.