O que significa morder a própria língua?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

verbo Ser desmentido ou ter a opinião refutada por novos fatos, depois de falar mal de algo ou de alguém: ela vai acabar mordendo a língua, mais cedo ou mais tarde.

Se você tomar água gelada, o machucado vai agradecer. Colocar uma pedra de gelo direto no local também ajuda. Além disso, uma boa dica é bochechar com antisséptico bucal para garantir que não haja infecção. Para ajudar, até que o machucado cicatrize, prefira ingerir alimentos frios.

Os sinais de bruxismo
Em primeiro lugar, o ato de ranger os dentes pode levar a cortes e lesões na língua devido a maior pressão, que pode machucar, e até levar à sensação de “queima” da região, causando ferimentos.

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.

Agora em situações de stress e ansiedade a pessoa pode involuntariamente contrair os músculos da mastigação e morder as bochechas. Em situações em que os dentes estão desalinhados, um dente sai da linha de oclusão pode também provocar uma injúria na bochecha.

Cortes na língua podem causar dor e sangramento significativos a depender da sua extensão e profundidade. Lacerações na língua ocorrem quando uma pessoa acidentalmente morde a própria língua.

Apesar de ser mais comum na forma de pequenos cortes pelo corpo, a autoagressão consiste em qualquer autolesão, como queimar-se, morder-se ou bater-se. Neste caso, porém, não devemos banalizar e achar que é apenas uma moda passageira. Este problema deve ser considerado como algo preocupante.

Por dois motivos, a força empregada, que é menor quando mordemos a língua de proposito, e pelo fato de estarmos preparados para a dor na língua, já quando mordemos a língua sem querer, geralmente é com muita força, e não estamos esperando a dor.

Quanto tempo dura
As aftas geralmente desaparecem espontaneamente entre 7 e 10 dias, não deixando cicatrizes, no entanto, se tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, podem demorar mais tempo para cicatrizar.

Segundo Julia, morder as bochechas com frequência pode ser um sinal de problemas com a mastigação. Nesse caso, além de sobrecarregar um grupo específico de dentes ou apenas um individualmente, o resultado pode ser aquelas mordidas involuntárias nas bochechas.

Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer. Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.

Quais são as principais causas do bruxismo? Existem vários fatores que estão associados ao desenvolvimento do distúrbio, como genéticos, físicos e psicológicos. Veja os mais comuns: Estresse e ansiedade: o excesso de nervosismo, irritação e ansiedade podem provocar o bruxismo – principalmente o diurno.

Essa posição é passiva, e o paciente não deve se preocupar em mantê-la, uma vez que o vácuo formado entre a língua e o palato garante o posicionamento elevado da língua. A posição é mantida como se houvesse uma ventosa, e o toque deve ser leve e sem força, tanto nos dentes quanto no “céu da boca”.

O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.

Isso tem a ver com tensão e retração da língua. Quando a língua se encolhe, ela fica mais larga. E você morde porque ela vai entre os dentes. O exercício de colocar a língua para fora da boca, alonga a musculatura da face, alonga a língua.

Morder os lábios
Se ela morde os lábios durante o encontro, pode comemorar. O gesto indica ansiedade e desejo sexual intenso. Se as mordidas são acompanhadas de lambidas, é uma maneira inconsciente de demonstrar que está bastante atraída. O sorriso também entrega.

Tratamentos para o bruxismo
O principal deles é o uso das placas interoclusais flexíveis de silicone ou as rígidas de acrílico durante o sono. Elas vão impedir que os dentes entrem em atrito, evitando o desgaste. Relaxar todos os músculos do corpo antes de dormir. E, o principal, controle sua respiração.

Quando a língua é totalmente removida, a maior parte das pessoas ainda é capaz de falar. É preciso ter em mente que o músculo representa parte importante da deglutição do ser humano, sendo necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo para recuperação posterior.

A odaxelagnia é uma prática sexual mais comum do que muitos imaginam, aponta a psicanalista Dra. Andréa Ladislau. “Ela se caracteriza por mordidas aplicadas durante o ato sexual. O prazer se atenua com as mordidas e a visualização das marcas deixadas em diversas partes do corpo do outro”, explica.