O que significa monômio em português?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Um monômio é uma expressão algébrica constituída por um coeficiente numérico e uma parte literal. Um monômio, ou um termo algébrico, é uma expressão algébrica inteira composta por uma parte literal e um coeficiente numérico, isto é, por letras e números.

Dessa maneira, não é considerada monômio qualquer expressão algébrica que possua uma adição, subtração ou incógnita no denominador. Expressões que possuem adição ou subtração são chamadas de polinômios e aquelas que possuem incógnita no denominador são conhecidas como frações algébricas.

Trata-se da forma mais simples de expressão algébrica, podendo ser compreendido como um polinômio que contém apenas um termo. A aplicação dos conceitos sobre monômios vão desde a confecção de objetos (como uma bola, por exemplo) até cálculos mais complexos.

Por exemplo, 2x é um monômio, sendo que 2 é seu coeficiente e x é sua parte literal. 5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2. Outro caso corriqueiro de monômios é da forma xyz.

O grau de um monômio é a soma dos expoentes da sua parte literal; 9x5 possui apenas um expoente, então o monômio é do 5º grau. 8x2 y4 possui dois expoentes, então devemos somá-los 2 + 4 = 6, portanto esse polinômio é de 6º grau.

Monômios são expressões algébricas que possuem multiplicações entre números e incógnitas (letras que representam algum número desconhecido). Assim, uma expressão não é monômio quando apresenta pelo menos uma adição ou subtração ou ainda quando possui alguma divisão por incógnita.

O grau de um monômio é a soma dos expoentes da sua parte literal; 9x5 possui apenas um expoente, então o monômio é do 5º grau.

Monômio, Binômino e Trinômio
Quando um polinômio possui apenas um termo, ele é chamado de monômio. Os chamados binômios são polinômios que possuem somente dois monômios (dois termos), separados por uma operação de soma ou subtração.

G. Não são monômios, porque apresentam operações - soma ou subtração - entre monômios, ou seja, são polinômios. A - É polinômio, pois é formado por dois monômios: 2x e 5.

Um monômio é uma expressão algébrica formada por uma parte literal e um coeficiente numérico, por exemplo, 4x.

Um monômio é dividido em duas partes, um número, que é o coeficiente do monômio e uma variável ou o produto de variáveis (letras), inclusive suas potências, caso existam.

Para dividirmos os monômios não é necessário que eles sejam semelhantes, basta dividirmos coeficiente com coeficiente e parte literal com parte literal.

Ele é composto por duas partes: a parte literal, que são as letras que compõe o termo, e o coeficiente, que é o número que acompanha o termo. Grau de um monômio (Definição): o grau de um monômio com coeficiente não nulo é dado pela soma dos expoentes das variáveis.

Os polinômios são expressões algébricas formadas por números (coeficientes) e letras (partes literais). As letras de um polinômio representam os valores desconhecidos da expressão.

Utilizamos polinômios para descrever variáveis e realizar operações algébricas. Conhecemos como polinômio uma expressão que indica a soma algébrica de monômios que não sejam semelhantes, ou seja, polinômio é uma expressão algébrica entre monômios. Monômio é um termo algébrico que possui coeficiente e parte literal.

Polinômios são a adição ou subtração algébrica de monômios. Estes, por sua vez, são o produto entre números conhecidos e desconhecidos (incógnitas). Cada monômio que compõe um polinômio é chamado de termo.