O que significa monasticismo guerreiro?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Monasticismo ou monaquismo (do grego monachos, uma pessoa solitária) é a prática da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa. Embora usando expressões diferentes, várias religiões têm elementos monásticos: budismo, cristianismo, hinduísmo, taoismo e jainismo.

Ocorre no século IV d.c. e inícios do V d.c. a consolidação de um movimento singular e radical para a história do cristianismo: o surgimento do monasticismo. Com ele, a enigmática figura do monge asceta desponta como uma nova identidade cristã, com suas regras de conduta e valores, centradas nas práticas ascéticas.

O movimento monástico surgiu no Oriente e se caracterizou, em sua fase inicial, entre outros aspectos, pela opção eremítica e pela crítica à instituição eclesiástica.

Significado de Monástico
adjetivo Relativo à vida dos monges: regras monásticas. Sin.: monacal.

O ideal monástico, coincidindo com outros ideais religiosos, prevê uma “elevação mística” por meio de disciplina ascética pautada, sobretudo, na noção de solidão, que seria justamente a definidora da manifestação monástica em comparação com outras formas de religiosidade.

O que um monge não pode fazer? A partir deste momento, o monge se dedicará a uma vida simples, de devoção espiritual, física e filosófica à fé. Além disso, essa figura precisa evitar a prática de qualquer atitude que traga riquezas materiais, luxúria ou conflito com a sua jornada.

Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. É o plano mais alto de consciência, onde o ser está livre da dor do mundo físico.

Monges católicos são aqueles consagrados que vivem em monastérios, dedicando suas vidas para orações e penitências. Alguns deles são os cartuxos, capuchinhos e beneditinos, que cumprem a vida religiosa na tradição da Santa Igreja.

Os fundadores desse monaquismo são dois monges cristãos do século IX, S. Cirilo e seu irmão Metódio, que souberam respeitar a cultura eslava e escreveram os textos litúrgicos e evangélicos nessa língua.

Basicamente, existem quatro tipos de Ordens religiosas: monásticas: são formadas por monges ou monjas que vivem enclausurados em mosteiros.

A Ordem Monástica da SRF foi fundada por Paramahansa Yogananda no início dos anos de 1930, quando Sri Daya Mata (1914-2010) e outros discípulos dedicados manifestaram o desejo de renunciar à vida mundana para se entregar totalmente a Deus.

No século VI, o monge Bento de Núrsia fundou a ordem monástica beneditina, considerado o primeiro grupo de monges de toda a Idade Média.

- Escolas Monásticas: eram voltadas, principalmente, para a formação de monges. Funcionavam em sistema de internato. Latim, canto gregoriano, textos sagrados (entre eles a Bíblia) e Filosofia eram os principais temas estudados nestas escolas. Valorização do trabalho e disciplina também eram importantes nestas escolas.

O movimento monástico contribuiu para a descentralização administrativa da Igreja Católica, o que serviu para que diferentes organizações dentro da Igreja se dedicassem a atender uma ou mais necessidades específicas da região em que estes religiosos viviam.

Mosteiro, do grego monastérion, de monázo, viver só, é aquele edifício religioso onde vivem os monges ou as monjas, governados por um abade ou uma abadessa. O mosteiro dá-nos a ideia de solidão. Sabemos até que havia mosteiros em que os monges levavam vida contemplativa, e eram construídos fora dos povoados.

No dia 11 de julho, a Igreja celebra a memória do abade São Bento, pai da vida monástica no Ocidente, e cuja espiritualidade é modelo para cristãos de todo mundo. Bento nasceu por volta do ano 480, na região de Núrcia, na Itália.

Para se tornar um monge, é necessário estudo, devoção e anos de treinamento e transições; a vida monástica é simples e dedicada à servidão, exigindo que o devoto tenha um estilo de vida celibatário e que abdique de bens materiais.

substantivo masculino Local específico onde vivem os monges; convento onde moram as pessoas que se exilam e vivem longe do convívio social, geralmente por convicções religiosas; mosteiro.

Idade máxima de 45 anos; Ensino Médio completo; Recepção dos Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo , Confirmação e Eucaristia). A apresentação de certificado de recepção dos Sacramentos de Batismo e Confirmação será solicitada caso o candidato seja aprovado para experiência de vida monástica em nossa casa.