O que significa molhar o pão?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Em suma, parece haver consenso quanto a considerar que «molhar a sopa» significa «participar na agressão a alguém». Já «molhar o pão na sopa», que parece ter tido menor atenção dos dicionaristas, significa «aproveitar uma oportunidade».

Porção de alguma coisa; pedaço, porção.

O pão representa o Senhor Jesus e a água o Espírito Santo. “Obviamente que mediante essa atitude de fé de sua parte, Deus vai responder, removendo da sua casa as enfermidades, conforme Ele promete na Sua Palavra.

Jesus fez da partilha do pão e do vinho o sacramento central da comunidade de seus discípulos — a eucaristia. Ensinou que repartir o pão é partilhar Deus. Repartir o pão era um gesto tão característico de Jesus que isso permitiu aos discípulos de Emaús o reconhecerem (Lucas 24, 30-31).

Em todas as culturas, o pão era considerado um alimento primordial para nutrir o corpo e a mente e assumia um papel religioso – ele era símbolo de bondade, sobrevivência, união e compartilhamento, representado na passagem da última ceia de Jesus e os apóstolos.

saiba mais. A tradição de não comer fermento no Pessach é porque esta festividade celebra a saída da escravidão do povo judeu no Egito faraônico, viagem durante o qual os judeus que não tiveram tempo de deixar o pão fermentar, e comeram pão ázimo.

No Novo Testamento, a carne é a manifestação humana de Cristo mas mantém a sua dissociação do espírito, incapaz de ser sagrada e tendendo sempre ao pecado.

Dicionário Bíblico Online
Aquilo que é ingerido para sustentar o corpo e mantê-lo vivo.

Jejum à base de pão e água: é aquele em que a pessoa quando faminta e sedenta come somente pão e bebe apenas água. Jejum a base de líquido: a pessoa que está jejuando ingere somente líquido. Jejum normal: a pessoa que jejua não come nada, apenas bebe água.

Sua imagem mais comum é a da pureza, força libertadora do pecado e da sujeira. A água limpa o corpo e esse poder de purificação a coloca em um nível simbólico e sagrado.

17 Para que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se consumam nas suas iniqüidades. 7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.

O pão é uma fonte importante de carboidrato. É responsável por fornecer energia necessária para desenvolver todas as atividades do nosso dia, dessa forma devemos consumi-lo em todas as fases da nossa vida.

A palavra Pão origina-se do latim Pane, segundo os historiadores, o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Acredita-se que os primeiros pães eram feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho (chamado bolota, lande) ou nozes.

Alimente-se da Palavra
A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Você provavelmente conhece esse versículo e é fundamental que ele seja uma realidade na sua rotina. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua fé possa crescer de forma saudável.

Rogar a Deus o que É Necessário a Cada Dia
No Pai Nosso está incluído o pedido: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11), ou em Lucas: “Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano” (Lucas 11:3).

Um pão em sonhos significa capacidade financeira. Representa a capacidade de se sustentar e de ser autossuficiente financeiramente. Nesse contexto, sonhar com pão simboliza abundância, riqueza e sucesso. Além disso, também pode significar que você tem muitos recursos para compartilhar com as pessoas.

Jesus é atento ao fermento dos fariseus e de Herodes. Ou seja, atento à hipocrisia, isto é, os que ostentam grande virtude e se consideram melhores do que os outros. Todos temos algo que consideramos ser melhor do que o dos outros. Basta pouco para sentir-se melhor do que os outros.

Ao povo de Deus foi ordenado não comerem pão levedado, para que fosse lembrado que o fermento na massa faz aumentar o alimento, ou seja, é um crescimento forçado e não natural. Isso significa que o Altíssimo nos quer na total dependência dEle, sem fingimento, hipocrisia ou divisão.

A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ali ele era considerado um alimento básico e era um símbolo de poder. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos.

Num momento de carência espiritual e física, Jesus Cristo transformou o pão, tornando-o símbolo do alimento espiritual, afirmando "Tomai e comei! Eu sou pão..." Assim o pão torna-se sagrado, metáfora do alimento para a alma, a salvação pela fé, a adoção dos princípios éticos e morais prescritos por Cristo.

A água é símbolo da vida, cuja conservação e crescimento dependem de Deus; através da ação divina e da colaboração humana, torna-se fecunda em boas obras.