O que significa MMA em máquina de solda?

Perguntado por: oalmada8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido é conhecida como MMA (Manual Metal Arc – MMA). Nesta categoria de máquinas, só entram as inversoras que são capazes de soldar com arco elétrico o eletrodo revestido.

"TIG" também é uma abreviação. Trata-se de Tungsten Inert Gas. Neste caso, a solda funciona com um eletrodo de tungstênio, que passa a corrente elétrica para os metais que vão ser soldados.

As máquinas de solda são capazes de trabalhar com materiais que exigem mais resistência. Por sua vez, as inversoras de solda se destacam pelo tamanho bem mais compactos e, é claro, facilitando o transporte de um lado para o outro, porque possuem alças fixas ou removíveis.

O processo de Soldagem MMA
A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido é conhecida como MMA (Manual Metal Arc – MMA). Nesta categoria de máquinas, só entram as inversoras que são capazes de soldar com arco elétrico o eletrodo revestido.

MMA (Manual Metal Arc - MMA), é um processo manual de soldagem que é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um elétrodo metálico revestido e a peça de trabalho, também é conhecido como como eletrodo revestido ou arco manual.

Você consegue soldar metais grossos com maior rapidez, utilizando o processo MIG. Agora, se for o caso de estar trabalhando com metais/peças de menor espessura, utilizar o processo TIG pode ser melhor.

Na soldagem MIG/MAG, o soldador utiliza apenas uma das mãos, pois a alimentação do arame é feita pelo acionamento do gatilho da tocha. Agora, na soldagem TIG, o soldador precisa utilizar as duas mãos – uma para a tocha e outra para realizar a adição da vareta.

processo TIG

A soldagem mais resistente é o processo TIG (esse método é conhecido por criar uma solda limpa e eficaz) e o motivo dessa escolha é a alta taxa de eficiência. O processo TIG possui várias aplicações. Eles são capazes de produzir soldas com integridade em materiais de alumínios, por exemplo, peças automotivas.

MIG é a sigla para Metal Inert Gas, quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte. Quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo, então temos o processo MAG, sigla para Metal Active Gas.

A soldadura MIG/MAG (Metal Inert Gas/Metal Active Gas) consiste num fio de soldadura contínuo protegido por uma atmosfera de proteção. A única diferença entre MIG e MAG é o tipo de gás utilizado.

A solda TIG (Gás Inerte de Tungstênio) é talvez o principal método utilizado para a soldagem de alumínio. Isso porque, a peça de alumínio exige uma grande quantidade de calor para atingir a temperatura correta e depois acaba mantendo o calor por mais tempo.

Pode ligar a máquina de solda direto na tomada? Algumas máquinas de solda podem ser ligadas diretamente na tomada, desde que a tensão e a corrente elétrica sejam compatíveis com as especificações do equipamento.

Uma máquina de soldagem doméstica comum deve ter uma variação 225 a 300 amperes, que permitem que metais de até 0,63 cm sejam soldados em um passada única.

A média salarial para Soldador MIG no Brasil é de R$ 2.187,00.

Durante o processo de soldagem, o arame usado pela máquina de solda MIG sem gás gera muito mais fumaça do que o eletrodo revestido, empregado nas inversoras de solda. Assim, enquanto na MIG sem gás o uso de máscara respiradora é essencial, no caso das inversoras ela nem sempre é necessária.

O TIG Lift é um pouco mais simples, basta tocar a peça com eletrodo de Tungstênio e levantá-lo. Desta forma o arco já se abre mais facilmente e torna o processo de soldagem bem mais prático. Reduz drasticamente qualquer dano na ponta do Tungstênio e por tanto, diminui chances de contaminação da peça.

1- A letra “E” indica que este é um eletrodo. 2- Os dois dígitos consecutivos após a letra “E” (ou seja, 60) apontam a resistência à tração do eletrodo. 3- Aqui, o número 1 indica a posição de soldagem.

E6013: indicado para metais de pequena espessura
Possui em seu revestimento um alto percentual de dióxido de titânio, podendo-se trabalhar chapas finas em todas as posições. As principais indicações de uso desse tipo de eletrodo são para soldagens simples, tipo metalons, juntas mal preparadas e ponteamentos.

O eletrodo de revestimento rutílico, normalmente designado por E6013, é um produto que garante uma grande suavidade da operação, excelente soldabilidade e uma boa morfologia de cordão para soldas em todas as posições. A escória é de fácil remoção e o eletrodo proporciona cordões de solda lisos e regulares.