O que significa mitigação de riscos?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Mitigar significa reduzir ou aliviar o efeito de algo. Portanto, a mitigação de riscos se refere às estratégias adotadas por uma empresa para identificar potenciais riscos e ameaças – operacionais ou processuais – advindos da tomada de decisão e atuar de forma a minimizar seus impactos nas operações do negócio.

Uma vez que os eventos de risco já foram mensurados, torna-se necessária a definição das medidas de tratamento que serão implementadas para cada um deles, sendo que os tratamentos possíveis são: aceitar, mitigar, transferir, evitar.

Ações de mitigações são usadas para definir um conjunto de políticas sugeridas que podem ser ativadas para corrigir uma situação de conflito que é teoricamente evitada pela detecção da violação de risco.

substantivo feminino Ação ou consequência de mitigar, de atenuar, enfraquecer, diminuir; aliviamento: mitigação dos efeitos da fome. Diminuição do mal ou redução da gravidade de; lenitivo: mitigação dos efeitos de uma doença.

verbo transitivo direto Fazer com que fique mais brando, mais tênue; atenuar: mitigar a dor com medicamentos. Diminuir a intensidade de; aliviar: aquele tratamento mitigava o sofrimento. verbo pronominal Tornar menos doloroso e mais suave; abrandar: sua tristeza se mitigou com palavras de carinho.

Diminuir, atenuar, acalmar: Que a sede tua nem com lágrimas tristes se mitiga.

Significado de Mitigado
adjetivo Amenizado; que se tornou mais ameno: o problema foi mitigado por boas ações. Abrandado; cuja intensidade foi reduzida: o desemprego foi mitigado pela imprensa. Que se conseguiu mitigar, fazer com que fique menos intenso. Etimologia (origem da palavra mitigado).

Estratégias para Mitigação de Erros
Na prática, desenvolver sistemas seguros significa introduzir barreiras que impeçam a ocorrência de erros (evitar) ou, ainda, que diminuam a sua probabilidade de ocorrência e/ou os danos/prejuízos provocados nos pacientes e na organização (mitigar).

Agora vem uma das mais importantes etapas de todo o processo: decidir como lidar com cada dessas possibilidades.

  1. Aceitar certos riscos. ...
  2. Recusar ter esse risco na sua empresa. ...
  3. Transferência de riscos. ...
  4. Se aproveitar de riscos positivos. ...
  5. Diminuir um risco.

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:

  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

Existem muitas formas de controlar os riscos. As formas mais comuns são através da diversificação ou disseminação do risco para diminuir seu impacto. Trabalhar online e armazenar documentos na nuvem é outra forma de controlar o risco. O mesmo se aplica aos recursos de compartilhamento seguro de arquivos.

O que é matriz de risco? A matriz de risco é uma ferramenta utilizada para avaliar a probabilidade de um evento acontecer e quais seriam os impactos (consequências), ou seja, de que forma ele afetaria o ambiente de trabalho.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
vtd e vpr Tornar(-se) menos severo, penoso ou intenso; abrandar(-se), aliviar(-se), diminuir(-se): Mitigar a indignação, a ira, o furor. Mitigar a saudade. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : aumentar , exasperar .

A definição gramatical de mitigação é a de tornar mais suave ou aliviar. Assim, a mitigação de riscos jurídicos nada mais é do que a redução dos níveis de exposição e, consequentemente, o aumento da segurança jurídica.

É sinônimo de lide, demanda. Trata-se da questão judicial, do conflito de pretensões que será discutido entre as partes na ação. É a disputa que será solucionada em juízo, a pendência que é submetida ao juiz para ser examinada. Ele inicia-se quando o réu contesta o pedido do autor.

2 perigo, ameaça. 3 esboço, rascunho, desenho, delineamento, bosquejo, debuxo, esquema, delineação, garatuja, plano, projeto, planta.

Esse termo pode ser substituído por dificuldade, complicação, incômodo, entre outros sinônimos.

2 aflição, agonia, angústia, aperto, apuro, atribulação, aventura, contratempo, crise, desvantagem, gravidade, inconveniência, inconveniente, malefício, prejuízo, tormento, transe.