O que significa misericórdia segundo a Bíblia?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.

“As ternas misericórdias do Senhor são bênçãos muito pessoais e individuais. Elas são força, proteção, segurança, orientação, ternura, consolo, apoio e dons espirituais que recebemos do Senhor Jesus Cristo, por causa Dele e por Seu intermédio” (David A.

1 compaixão, piedade, pena, indulgência. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 graça, perdão. 3 bondade, clemência, indulgência, compaixão.

As Obras de misericórdia corporais são:

  1. Dar de comer a que tem fome;
  2. Dar de beber a quem tem sede;
  3. Dar pousada aos peregrinos;
  4. Vestir os nus;
  5. Visitar os enfermos;
  6. Visitar os presos.
  7. Enterrar os mortos.

A misericórdia não é simplesmente dizer palavras de comiseração e perdão. É, efetivamente, a prática de fazer o bem ao semelhante, a partir de quem mais precisa. Às vezes as pessoas precisam mais do carinho, do cuidado, da atenção, da compreensão, da amizade e do aconchego do que da ajuda material.

'Graça' significa 'favor imerecido de Deus, a força amorosa derramada sobre uma pessoa', uma operação que é efetuada pelo Espírito Santo. 'Misericórdia' significa 'indulgência, compaixão suscitada pela miséria alheia'.

Significa que será um dia em que precisamos prestar mais atenção as coisas espirituais e no nosso relacionamento com Deus. Somente Deus é a autoridade final que decide se um mandamento faz sentido em um caso particular ou não. Podemos estar parado exteriormente, porém interiormente não estamos santificando ao Senhor.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

A misericórdia de Deus tem limites, que são exigidos por Sua sabedoria e justiça.

Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Quem pode contar as obras poderosas do Senhor? Quem anunciará os seus louvores? Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos.

150 vezes

A palavra “misericórdia” tem um sabor gostoso. Ela aparece cerca de 150 vezes na Bíblia (RA); quase a metade delas, no livro dos Salmos.

Empatia é sentir o que outra pessoa sente. Compaixão é a empatia em ação. Compaixão é ver o mundo de uma pessoa através de suas lentes, você entende como ela se sente e então você faz algo a respeito.

O Senhor é misericordioso. Há muitos textos bíblicos que descrevem a grande misericórdia de Deus. Jeremias a descreve assim: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22, 23).

Um termo hebraico a serviço de todos. Convém contextualizar o termo hesed à família de palavras em hebraico que remete a três raízes: hânan, râham e hâsad.

Significado de Graças a Deus
interjeição Expressão que exalta Deus em agradecimento a algum acontecimento positivo: fui eleito graças a Deus e ao carinho do povo. Diz-se para expressar alívio ou gratidão; felizmente: graças a Deus, acabou a fase mais agressiva do tratamento.