O que significa miojo em japonês?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Fabricado por aqui desde 1965 - primeiro em São Paulo e, depois, em Ibiúna -, o lámen instantâneo chegou ao Brasil pelas mãos de um empresário chinês, que conheceu o produto no Japão e o batizou como Miojo (aportuguesamento de myõjõ, que significa estrela brilhante).

O lamen coreano, também é conhecido como ramen coreano (pois normalmente os orientais trocam a letra “L” por “R”). Aqui no Brasil conhecemos também como miojo coreano (macarrão instantâneo). Atualmente existem inúmeros tipos de lamen coreano, alguns com muita pimenta e outros com pouca ou até sem pimenta.

Tudo começou no período pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando Momofuku Ando teve a ideia de criar um alimento prático, seguro, saboroso, fácil de armazenar e acessível para sanar a fome da população japonesa no período de reestruturação daquele país.

Mas de onde vem o nome "miojo" e o que significa? No mesmo Japão destruído pelo pós-guerra, a Myojo Foods teve a mesmíssima ideia: produzir macarrão pré-cozido. O nome miojo vem de uma famosa escola japonesa chamada Myoujou, conterrânea da empresa. Myoujou significa Vênus, ou estrela da manhã.

Pode comer dois Miojos do mesmo sabor? Pode sim!

Curiosamente, o lámen tem origem chinesa e ganhou popularidade ao ser adaptado pelos japoneses. De acordo com informações do Museu do Lámen, no Japão, a iguaria era servida exclusivamente aos senhores feudais e, somente no século XX, tornou-se um prato acessível.

Shin ramyun é um macarrão instântaneo apimentado. é considerado o lamen coreano mais tradicional da coréia do sul e foi criado em 1986 pela empresa nongshim.

1. Miojo. Pseudo-macarrão instantâneo.

Lamen Coreano Super Apimentado Buldak Hot Chicken Flavor Ramen - 140g. Os Lamens coreanos são conhecidos por serem os mais apimentados do mundo! O Lamen Coreano Super Apimentado Hot Chicken Flavor Ramen é uma das versões mais fortes que eles fabricam, que é um lamen super apimentado de frango com especiarias.

Comer lámen
Cena de O que há de errado com a Secretária Kim? Com os clichês dos dramas coreanos, eu aprendi que comer lámen tem um significado a mais. Sempre que um convida o outro para comer lámen em casa, significa que ele tem segundas intenções. Aqui, no Brasil, é muita pobreza chamar o crush pra comer miojo.

Tanto o rámen quanto o udon são massas feitas à base de farinha de trigo. No entanto, o udon tende a ser mais elástico, enquanto o rámen costuma ter uma textura mais firme e mais próxima do macarrão como conhecemos.

* O país que mais consome macarrão instantâneo é a China, com o consumo de 44,2 bilhões de porções por ano. * Depois da China, os principais países consumidores desse tipo de massa são: Indonésia, Japão, Estados Unidos, Coréia do Sul, Vietnã, Filipinas, Tailândia, Rússia e Brasil (com 1,3 bilhão de porções).

dia 25 de agosto

Você sabia que no dia 25 de agosto é celebrado o Dia do Miojo? A data marca a invenção do alimento considerado o “lámen mágico” pelos japoneses, há 65 anos. Esse produto tornou-se sinônimo de praticidade, já que seu preparo é feito em pouquíssimos minutos, pensando para quem não quer ou não gosta de cozinhar.

Oodles of Noodles

O macarrão tipo lamen instantâneo é lançado nos Estados Unidos, como o nome “Oodles of Noodles”. Um ano depois, o produto passa a ser vendido com o nome “Cup Noodles”, o que ajudou a melhorar as vendas.

Momofuku Ando

No Brasil, nós conhecemos o macarrão instantâneo como miojo por causa de uma empresa que na época era concorrente da Nissin, a Myojo Foods, que serviu de inspiração para o empresário chinês que lançou o produto por aqui, em 1965.

Aumento da acidez do estômago, podendo resultar em gastrite e refluxo gastroesofágico; Aumento do peso devido à grande quantidade de gordura; Desenvolvimento da síndrome metabólica; Problemas renais a longo prazo.

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, sal, reguladores de acidez carbonato de potássio e carbonato de sódio, estabilizantes tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico e corante sintético idêntico ao natural betacaroteno.

3. Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.