O que significa método PBL?

Perguntado por: rdrumond . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O método básico de aquisição de conhecimentos em um currículo PBL é o estudo individual dos alunos orientado por discussões de problemas realizadas no grupo tutorial. Há também estágios em laboratórios e serviços para o desenvolvimento de habilidades.

Para estudar com o PBL você vai precisar de disciplina. É preciso ter um cronograma diário, para que você organize o conteúdo que deve ser estudado, mesmo quando não estiver na faculdade. Estabeleça metas, realistas e que sejam possíveis de serem alcançadas dentro do seu contexto.

Na visão discente, os seus professores utilizam mormente o Método Tradicional, com poucas aproximações ao PBL, conquanto seu aprendizado por esse método se torna mais eficiente.

Um pouco de história, o PBL nasceu no final da década de 1960, no curso de medicina da Universidade de McMaster no Canadá. O método visava aproximar os estudantes de situações problemas desde o início do curso visando desenvolver a lógica e a crítica para a prática da medicina.

Embora pareça recente, o PBL foi inventado na década de 60 na Universidade McMaster, no Canadá. No Brasil, as duas primeiras escolas médicas a adotar o PBL em seus currículos foram a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), em meados dos anos 90.

O que são os sete passos? Os sete passos são apenas uma maneira de facilitar o aprendizado baseado em problemas, ou PBL. Se temos alguma tarefa, como aprender algo, seria útil sabermos como fazer isso. A sistematização, em passos, pode nos ajudar nessa tarefa.

No método TBL, o estudante precisa chegar em sala de aula estudado, conhecendo previamente o assunto que será trabalhado. No PBL, por sua vez, o estudante pode ou não realizar este estudo prévio.

Busque artigos na internet, assista jornais, converse com pacientes. Para a gerao e absoro de conhecimento, o PBL no impe limites. colocar todo o seu conhecimento, seja de experincias vividas ou de livros, para o resto da mesa, pois quanto mais se coloca na sesso, mais se aprende nela.

O surgimento da Aprendizagem Baseada em Problemas se deu ao final da década de 60, com sua aplicação nas universidades McMaster, no Canadá, e Maastrich, na Holanda. A base para a sua formulação seguiu os conceitos do psicólogo americano Jerome Seymour Bruner e do filósofo John Dewey.

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

Esta estratégia de estruturação de currículo foi criada com o intuito de superar a defasagem entre os anos iniciais do curso, caracterizados por uma formação dominantemente teórica, e o início da prática médica dos seus acadêmicos.

Confira, a seguir, cinco metodologias ativas que você pode levar para a sua turma.

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Sala de aula invertida.
  • Gamificação.
  • Estudo de caso.
  • Seja um especialista em metodologias ativas com os cursos:

Como funciona a sala de aula invertida na prática

  • vídeos explicativos produzidos pelo professor;
  • e-books com informações teóricas sobre o tópico em estudo;
  • podcasts sobre o tema;
  • blogs referência no assunto, etc.

Na metodologia da sala de aula invertida, o professor precisa se dedicar para interagir e orientar os alunos, sendo extremamente importante planejar com quem será gasto o tempo em sala de aula.

A sala de aula invertida se diferencia de metodologias convencionais por se tratar de um modelo de ensino híbrido, o qual une tecnologia, uma antecipação do professor para preparar o conteúdo educacional e uma participação mais ativa dos alunos.

Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Um professor que faz uso de metodologias ativas, como abordagem pedagógica, entende a construção do conhecimento pelo estudante como um processo de aprender a aprender, quando a busca por respostas às questões-problema e por conteúdos são definidas pelo próprio aluno, conferindo-lhe autonomia na busca desse saber.