O que significa Método Feldenkrais?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O Método Feldenkrais é uma técnica de Educação Somática que busca promover a tomada de consciência de si a partir da experimentação do movimento, embora muitas lições desse método sejam adequadas para o restabelecimento do equilíbrio.

O Método Feldenkrais tem o nome do seu fundador, Moshé Feldenkrais (1904-1984), engenheiro israelita, cientista, além de mestre de jiu-jitsu e judo.

O Método Feldenkrais é um método que visa a reorganização das conexões entre a mente e o corpo. Foi criado pelo médico israelense Moshe Feldenkrais, e tem como principal objetivo melhorar a condição humana em todas as suas atividades.

20): A Educação Somática é um campo teórico-prático composto de métodos cuja intervenção pedagógica investe no movimento do corpo, visando à manutenção de sua saúde e o desenvolvimento das faculdades cognitivas e afetivas da pessoa através de uma mudança de hábitos psicomotores contraprodutivos.

Por práticas somáticas compreendem-se os trabalhos corporais que entendem o corpo na sua totalidade, articulando o domínio sensorial, cognitivo, motor e afetivo do sujeito (FORTIN, 1998).

A Consciência Somática conduz o indivíduo para o restabelecimento do fluxo entre o pensar, sentir e agir. Ajuda a ter maior autoconsciência e conexão com os outros. Revela o explícito e o implícito, uma vez que a mente constrói apenas histórias e significados.

A palavra Somáticos vem da palavra grega “soma”, que quer dizer “a experiência do corpo experimentado de dentro.” Esta palavra foi adaptada por Thomas Hanna para descrever movimentos do corpo sentidos com alto grau de propriocepção.

Transtorno de sintoma somático é caracterizado por múltiplas queixas físicas persistentes que estão associadas a pensamentos, sentimentos e comportamentos excessivos e mal-adaptativos relacionados a esses sintomas.

O transtorno de sintomas somáticos é caracterizado por um ou mais sintomas físicos crônicos acompanhados por níveis significativos e desproporcionais de angústia, preocupação e dificuldade em desempenhar funções diárias, relacionadas a esses sintomas.

Dentro do grupo de tratamentos somáticos estão as terapias farmacológicas e eletroconvulsionantes. Tratamento farmacológico: Quando o problema apresenta indícios de dificuldades orgânicas do cérebro, é possível melhorar a comunicação entre os neurônios com remédios específicos.

Na teoria psicanalítica, os três níveis de consciência, conforme descritos por Sigmund Freud são a mente consciente, pré-consciente e inconsciente.

Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida.

Consciência mental é a maneira como percebemos a nossa mente. O que elas têm em comum? A nossa maior riqueza, a saúde! Joseph Pilates disse: “Maximize seu potencial emocional e mental”.

As atividades motoras somáticas permitem ao organismo relacionar-se com o ambiente.

  1. MOVIMENTOS REFLEXOS (baixa complexidade) - Evocados por estímulos específicos (defesa) - são esteriotipados e inatos. ...
  2. MOVIMENTOS RÍTMICOS (média complexidade) ...
  3. MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS (alta complexidade)

Esse sistema, também chamado de Sistema Nervoso Periférico Somático, atua a partir do conjunto de nervos que chega aos músculos estriados esqueléticos do corpo, ou seja, aqueles que são responsáveis por realizar movimentos que estão sob o controle voluntário do indivíduo, como o movimento de pernas, braços, dedos, ...

Introdução: O Sistema Nervoso Somático (SNS) representa uma das divisões do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e tem como função conectar os órgãos-alvo, como a pele, os órgãos sensoriais e todos os músculos estriados esqueléticos ao Sistema Nervoso Central.

Lista de Doenças Psicossomáticas

  • Enxaqueca;
  • Síndrome do Intestino Irritado;
  • Alergias alimentares, respiratórias e/ou de pele;
  • Gastrite;
  • Impotência sexual;
  • Infertilidade.

Cognitivamente, a ansiedade é caracterizada por dificuldade de concentração, pensamentos catastróficos, hipervigilância, medo de perder o controle ou de enlouquecer. No comportamento, pode apresentar inquietude, isolamento e esquiva. Emocionalmente, a pessoa apresenta medo, apreensão, irritabilidade e impaciência.

Depressão, ansiedade ou outros transtornos
A ansiedade e a depressão são dois dos transtornos mais comuns e que podem gerar esse efeito. Inclusive, a depressão em idosos, crianças e adolescentes caracteriza-se, como expressão sintomática, pelas doenças psicossomáticas, com dores e desordem de origem emocional.

A ansiedade cognitiva refere-se aos pensamentos e expectativas negativas relativas ao desempenho. A ansiedade somática concerne nos elementos afetivos e fisiológicos da experiência de ansiedade que afetam diretamente o sistema nervoso autônomo (Fortes et al., 2017.

Transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor.