O que significa mesa posta na Bíblia?

Perguntado por: rgalvao6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Na passagem bíblica, vemos Jesus diante a uma grande mesa com alimentos (pão e frutas) e vasilhas de bebidas, junto com os doze apóstolos. E por que será que esta cena tão marcante está ao lado da mesa de jantar de uma família? Para abençoar a família, irá dizer a maioria das pessoas.

“Jesus sentou-se à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram e eles o reconheceram” (Lc 24,31)

Em A mesa de Deus, são elencadas, organizadas e analisadas não apenas as referências aos principais alimentos e ingredientes dos tempos bíblicos – os cereais, as carnes, os frutos, os temperos, o azeite, o mel, o leite etc.

Incentiva a alimentação saudável
Quando nos preparamos para uma refeição em conjunto, porém, existe toda uma preocupação com o que vai ser servido, além de tempo para desenvolver as receitas. Por isso, sentar à mesa é um ato de grande valia, já que funciona como aliado de uma boa refeição.

Refeições para Jesus eram oportunidades naturais para conectar corações, aquecer almas e oferecer a Esperança. Ele se unia à “mesa” com a consciência da preciosidade do outro, da comunhão que o Pai quer ter e da presença do Espírito Santo. Mesa é um lugar de consciência: de quem somos, do próximo e da Trindade.

MESA POSTA: 4 ERROS PARA NÃO COMETER

  1. 1 – TOALHA DE MESA + JOGO AMERICANO.
  2. 2 – ARRANJOS NA ALTURA DOS OLHOS.
  3. 3 – PORTA GUARDANAPO NO GUARDANAPO DE PAPEL.
  4. 4 – POSIÇÃO DOS TALHERES INVERTIDA.

Assim como os pratos, os talheres são indispensáveis para uma mesa posta, da mais simples a mais sofisticada. A principio, forme um conjunto básico com facas, garfos e colheres. Facas: maiores para as refeições e menores para sobremesa e petiscos. Garfos: maiores para as refeições e menores para sobremesa e petiscos.

Através do princípio da mesa, a autora, que é uma das mais reconhecidas conferencistas e escritoras cristãs da América do Norte, destaca que o simples fato de abandonar um hábito como o de sentar-se à mesa e compartilhar a refeição faz com que o indivíduo acabe por se esquecer de valores considerados fundamentais na ...

Enquanto Jesus estava ainda à mesa com os Doze, tomou um pão e tendo reverentemente dado graças e pela bênção o santificado, deu um pedaço a cada um dos apóstolos, dizendo: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”; ou de acordo com a narrativa mais extensa: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de ...

O MECANISMO DO SISTEMA DA MESA EM ISRAEL
Assim, pode-se afirmar que a mesa é o lugar de unidade e coesão, como estas fazem a mesa de comunhão.

Almofadas ou "tatames" especiais eram usados para acolchoar o chão em volta do triclínio. Para comer, os convivas se reclinavam sobre seu braço esquerdo e manuseavam alimentos e bebidas com a mão direita.

A pergunta estava no ar: “Será que Deus pode preparar uma mesa no meio do deserto?” A resposta circulava entre o povo: “Não. Deus não pode. E, se pudesse, não iria preparar.” Esse era o pensamento de pessoas que haviam testemunhado milagres colossais.

(2) Trapeza kyriou, a mesa do Senhor, nome que se acha em 1 Co 10.21.

Se você pretende comer, é melhor sentar-se À mesa. Seria muito deselegante você sentar-se na mesa, ocupando o lugar dos pratos e talheres. “Sentar-se NA mesa é SOBRE a mesa”. Para comer, é recomendável que “nos sentemos À mesa”.

A toalha de mesa é um item indispensável em sua casa, pois ajuda a montar uma mesa completa, seja para ocasiões especiais ou no dia a dia. Além de fazer parte da decoração do ambiente, ela auxilia na higiene, já que protege o tampão da mesa do contato direto com alimentos e bebidas.

Em Salmos 78.19 está escrito que os israelitas “duvidaram de Deus, dizendo: "Poderá Deus preparar uma mesa no deserto?”, no entanto, Deus mostrou o seu poder e fez exatamente aquilo que o povo duvidava, para que cressem em Seu poder e amor.

Ao que se dá destaque em ambas as orações é que tudo isso é feito em lembrança de Cristo. Ao participarmos do sacramento, testemunhamos que sempre nos lembraremos Dele, para que tenhamos sempre Seu Espírito conosco.

Lucas 14:7-24 NTLH
Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: “Dê esse lugar para este aqui.” Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar.