O que significa menstruar 3 vezes no mesmo mês?

Perguntado por: afelix4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Em relação às causas, a ginecologista diz que podem ser tanto hormonais como emocionais: “Alterações na tireoide, endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou doenças uterinas que aumentam sangramento, como miomas, pólipos, adenomiose, podem causar isso”, diz.

Se você já questionou se menstruar duas vezes no mês é normal, já adiantamos a resposta: pode ser, sim! Porém, o assunto é bem mais complexo do que apenas aceitar a menstruação surpresa e seguir normalmente com a vida.

Menstruar duas vezes no mês pode ser um problema hormonal
Menstruar duas vezes no mês pode ser o efeito de uma alteração hormonal como, por exemplo, um estímulo desnecessário sobre o endométrio¹. A progesterona e o estrogênios são dois dos hormônios capazes de desencadear um sangramento anormal.

é normal a menstruação que vai e volta? A menstruação vir durante dois dias, parar, e retornar com mais força logo após é normal. É comum que a menstruação desça e retorne num espaço curto de tempo. E neste caso, pode se tratar apenas uma irregularidade no ciclo menstrual que depois vai se ajustar por conta própria.

Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.

Quando há sangramento, ocorre com um menor fluxo (pequenos sangramentos), não há fluxo contínuo como na menstruação. O sangue pode possuir uma coloração rosa ou marrom. O fluxo é composto de tecido do interior do útero, sua coloração pode variar de um vermelho intenso ao marrom, pode ter a presença de coágulos.

A gravidez silenciosa é um evento raro e ocorre quando a mulher não percebe que está grávida até o. De acordo com estudos recentes, 1 a cada 500 gestantes pode não ter sintomas de gestação até a 20ª semana (5º mês de gravidez), e 1 em cada 2500 gestantes não tem nenhum sintoma ou alteração até o nascimento.

Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.

Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ajudar a regular o ciclo menstrual, como pílulas anticoncepcionais ou hormônios. Manter uma dieta saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o estresse pode ajudar a regular o ciclo menstrual.

Apesar de ser algo bastante comum, a menstruação escura e em pouca quantidade (chamada de borra de café) é sim uma disfunção hormonal e pode ser considerada um sangramento uterino anormal¹.

Sangue menstrual preto, marrom ou vermelho escuro
Se o sangue parecer mais amarronzado no começo ou no final, é porque o sangue é mais velho e demorou mais para sair do seu útero. O revestimento uterino fica mais escuro conforme demora mais para sair do corpo.

"A duração entre os ciclos pode variar, naturalmente, entre 24 a 36 dias. Sendo assim, mulheres que possuem ciclos mais curtos podem menstruar duas vezes no mês e isso é normal para ela.

Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

Menstruação retrógrada é um mecanismo de refluxo do sangue menstrual. Isso significa que em vez que o sangue uterino escoar totalmente pelo canal vaginal, parte dele reflui pelas tubas uterinas e se espalha pela cavidade pélvica.