O que significa menos ruim?

Perguntado por: afigueiredo5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Gíria usada como sinônimo de melhor, mas que, ao mesmo tempo, não deixa de ser ruim.

O que é Bad:
No Brasil, no entanto, bad costuma ser utilizada como uma gíria, principalmente a expressão “estar na bad”, “estou na bad” ou ainda “tô na bad”, que significa “estar de mal-humor” ou “estar triste e deprimido”.

Expressão que serve para reforçar uma negação. Não vou neste lugar, muito menos com chuva.

A forma correta é «muito menos», mesmo quando menos acompanha um substantivo. Na língua falada, é possível ouvir "muita" em lugar de muito, sobretudo quando o advérbio modifica adjetivos: «uma praia "muita" grande». É um uso que a norma não aceita.

Obrigado. A expressão idiomática «não fazer por menos» usa-se para introduzir a ideia de um limite abaixo do qual não se passa. A esta ideia associa-se também um valor de brio/qualidade (n)daquilo que é feito.

1 propriamente, bem, especialmente, rigorosamente, mesmo, verdadeiramente. De modo preciso: 2 justamente, precisamente, exatamente, formalmente, pontualmente.

11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.

Ruins é o plural de ruim. O mesmo que: maldosos, maléficos, malévolos, malfazejos, maliciosos, malvados, maus, perversos, pravos.

Ruim é uma palavra oxítona, portanto a sílaba tônica é a última. A grafia é ruim (sem acento).

5 sinônimos de muito menos para 1 sentido da expressão muito menos: Serve para reforçar uma negação: 1 tampouco, nem, sequer, também não, tão-pouco.

Há pouco é utilizado para indicar tempo decorrido, algo que aconteceu no passado. Exemplo: Ele passou aqui há pouco procurando por você. A pouco é utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, algo que acontecerá no futuro. Exemplo: Ele voltará daqui a pouco.

“Tampouco” é um advérbio empregado para reforçar uma negação expressa anteriormente. Tem sentido equivalente a “também não”, “nem”, “muito menos”. Veja estes exemplos: “O magistrado afirmou que não pode, neste momento, revelar nada sobre o réu, tampouco emitir qualquer opinião sobre o crime que lhe é atribuído.”

Embora dita muitas vezes em linguagem coloquial, o uso da expressão menos pior está errado. Pior é a forma irregular do comparativo de superioridade, indicando que algo é “mais mau” ou “mais mal”. Assim, dizer menos pior é equivalente a dizer “menos mais mau” ou “menos mais mal”, sendo uma construção errada.

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.