O que significa memória RAM e memória ROM?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

RAM é a memória volátil que armazena temporariamente os arquivos com os quais você está trabalhando. ROM é a memória não volátil que armazena permanentemente as instruções no seu computador. Saiba mais sobre a RAM.

O que considerar ao escolher a memória RAM

  1. Capacidade. Ela é medida em gigabytes (GB) e diz quantos arquivos o modelo pode armazenar ao mesmo tempo;
  2. Clock de memória ou frequência. É medido em megahertz (MHz) e refere-se à velocidade de processamento dos dados;
  3. DDR. Está relacionado à geração da placa de memória RAM.

Enquanto a memória RAM roda os aplicativos instalados no notebook e computador, a memória externa ou de armazenamento (disco rígido, hard disk – HD) guarda essas aplicações e todos os demais conteúdos.

Os dados armazenados pela memória ROM são pequenos, por isso sua capacidade de armazenamento não costuma passar dos 4 MB. Já memórias RAM, que são muito mais exigidas em tarefas diárias, podem ter 8 GB, 16 GB ou mais de capacidade.

Dessa forma, 4 GB de RAM é bom pra celular, mas devemos ressaltar que essa quantidade vem se tornando o “mínimo” atualmente para uma experiência boa. Vários modelos intermediários, inclusive alguns celulares até 1500 reais, já trazem 6 GB de RAM, o que dá um “alívio” maior para o processador.

O ideal hoje em dia é escolher um aparelho que tenha ao menos 2 GB de RAM. Nos modelos top de linha você encontra até 6 GB de memória RAM.

No mínimo, você vai querer 4GB de RAM para rodar aplicativos de jogos modernos. No entanto, como regra geral, 8GB de RAM é recomendado para evitar qualquer desempenho ou questões relacionadas com a velocidade.

Em suma, quanto maior a RAM, maior o espaço livre para lidarmos com os arquivos. Ou seja, se for necessário acessar muito conteúdo do HD de uma vez, é preciso que a RAM seja espaçosa o suficiente para lidar com tudo.

Tipos de RAM

  • DDR SDRAM (Double Data Rate-Synchronous DRAM, DRAM síncrona com taxa de transferência de dados dupla) Um tipo avançado de SDRAM que permite a transferência do dobro de memória por ciclo do relógio. ...
  • SDRAM (Synchronous Dynamic RAM, RAM dinâmica síncrona) ...
  • RDRAM (Rambus Direct RAM)

A memória ROM (Read-Only Memory) é um tipo de espaço no hardware no qual são gravadas, geralmente, informações definitivas e cruciais para o funcionamento de um dispositivo eletrônico. Se você está mais familiarizado com o mundo tech, saiba que ela é responsável pelo acesso básico à inicialização do hardware.

Espaço de armazenamento
As maiores unidades de estado sólido comercializadas atualmente são as de 4TB, porém chegam ao mercado com custos realmente proibitivos. Além disso, o SSD apresenta um desafio ainda maior relacionado a recuperação de dados.

1 terabyte (TB) é igual a 1.000 gigabytes (GB) ou 1 milhão de megabytes (MB).

Geralmente, os celulares possuem duas formas de guardar arquivos: uma delas é por meio de um chip de memória flash, que já vem embutido no celular; já a outra forma são os cartões de memória, que são inseridos pelo próprio usuário.

A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.

Memória RAM
Esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido, se comparado aos vários tipos de memória ROM. No entanto, as informações gravadas se perdem quando não há mais energia elétrica, isto é, quando o computador é desligado, sendo, portanto, um tipo de memória volátil.