O que significa Memento Mori amor fati?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 20 votos

Sendo jovem ou velho, não sabe quando isso vai acontecer. Por isso, viva o hoje com o todos os preceitos estoicos, com virtude, com amor, com aceitação. Não guarde rancor e seja gentil, com você e com os outros.

Amor & Estoicismo
Os estoicos, então, pregavam na verdade que evitássemos apenas as emoções ruins. O amor assim não deveria ser evitado, muito pelo contrário, os estoicos amam a sabedoria, disseminam o amor ao próximo e defendem a gentileza.

Marco Aurelio, antigo imperador romano, frequentemente se lembrava de sua morte. Uma de suas frases demonstra isso: “Não aja como se fosse viver dez mil anos. A morte paira sobre você.

Amor fati (do latim amor, nominativo singular de amor,óris: 'amor a algo' e fati genitivo singular de fatum,i, 'destino') é uma expressão latina que significa 'amor ao destino', 'amor ao fado'.

AMOR FATI é “amor ao/pelo destino” (não aos fatos) em Latim. AMOR é “amor”, FATI é de FATUS, “destino” (nada a ver com FACTUM, “fato”).

Assim é que é a existência da pessoa que aceita o Eterno Retorno e que toma o conceito de Amor Fati como seu modo de viver a vida. Essa pessoa não toma suas atitudes e ações "ao acaso", de forma impensada e apenas "levando a vida".

O presente artigo tem como objetivo principal investigar as nuances da relação estabelecida entre a noção de amor fati e o pensamento do eterno retorno tal como aparecem no livro IV de “A gaia ciência” (1882), obra de Friedrich Nietzsche.

Diante de tamanho querer, Friedrich Nietzsche (1844-1900) propôs o “super-homem” como proposta para a superação do homem a partir de uma força oriunda do próprio indivíduo por se encontrar nele mesmo, a fim de transvalorar dicotomias, erros e preconceitos que negavam a existência.

A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso por essas circunstâncias serem infundadas e irracionais.

Memento Mori como ferramenta útil
Se você tratar seu tempo como algo infinito e desperdiçá-lo com coisas triviais, não focando na vida que você deseja, como por exemplo lendo na sua timeline a última fofoca de um famoso que nem sabe que você existe.

Os estoicos dizem que todas as coisas estão conectadas, interligadas. Sendo assim, a natureza se move de maneira que podemos compreendê-la. Ora, isso torna a Lógica e Física parte de um mesmo sistema perfeito e compreensível.

Memento mori é uma expressão latina que, em português, significaria algo mais ou menos assim: “Lembre-se de que você é mortal”.

Memento mori é uma expressão latina que significa algo como "lembre-se de que você é mortal", "lembre-se de que você vai morrer" ou traduzido literalmente como "lembre-se da morte".

Memento Mori e Memento Vivere
Isso porque, enquanto Memento Mori quer dizer “lembre-se de que você vai morrer”, Memento Vivere diz: “lembre-se de viver”. Portanto, utilizar as duas expressões juntas é uma boa maneira de olhar para elas por uma perspectiva necessariamente positiva.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Continuar lendo Quem disse Memento Mori?