O que significa medo de cobra?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Ofidiofobia é uma palavra esquisita, não é mesmo? Mas seu significado é simples. Trata-se de um medo irracional e, muitas vezes inexplicável, de cobras e serpentes. Muita gente tem e nem sabe que este pavor está associado a um transtorno de ansiedade.

Quais são as causas da fobia? As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Os seres humanos têm muitos medos. O medo de cobras ou Ofidiofobia é a segunda fobia mais comum no mundo. Quase 1/3 dos seres humanos adultos tem um medo intenso de serpentes.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

Sonhar com cobra traz reflexão sobre impulsividade, postura defensiva e estagnação, mas indica possibilidade de desapego e renovação.

O tratamento das fobias é feito principalmente com psicoterapia, que pode incluir a terapia de exposição, considerada o padrão ouro de tratamento. Essa terapia consiste no enfrentamento ao objeto ou situação que provoca a fobia. “Esse enfrentamento de início tem que ser assistido.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

Apesar de serem confundidos, fobia e medo são muito diferentes. A fobia consiste em um transtorno mental ansioso, que pode, inclusive, chegar ao ponto de incapacitar o indivíduo. Enquanto o medo é uma resposta a algo real, a ansiedade fóbica resulta de uma ameaça interna, vaga, conflituosa ou desconhecida.

Uma pessoa com fobia pode experimentar a sensação de pânico ao pensar ou ser exposto ao objeto do seu medo. Por outro lado, a síndrome do pânico não é desencadeada por um medo em específico. As pessoas com síndrome do pânico têm ataques súbitos e inesperados, sem qualquer razão aparente.

cerastes

Conhecida como cerastes, esta serpente vive no deserto africano. Apesar dos chifres assustadores, ela mede cerca de 70 centímetros e seu veneno não é mortal para os humanos. A víbora fica escondida debaixo da areia e deixa apenas os chifres, olhos e nariz de fora esperando para atacar a presa.

Os gambás nem sentiam e seguiam devorando as serpentes. Para mostrar que esta proteção é natural do gambá, os especialistas fizeram o mesmo teste em filhotes de gambás e de cobras. O resultado foi o mesmo, provando que esse comportamento já está incorporado geneticamente: os filhotes já nascem imunes.

"Apesar de termos encontrados diferentes reações às serpentes, elas não parecem ligadas ao medo no início da vida", diz a pesquisadora. "A possível explicação para isso é o fato de que prestar atenção a algo torna o aprendizado do medo mais fácil no futuro."

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.