O que significa mediatismo centrado?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Mediastino centrado. Volume e configuração cardíacas dentro dos limites da normalidade. Aorta torácica com aspecto radiográfico normal.

O mediastino separa o pulmão esquerdo do direito, de modo que funcionem como duas cavidades torácicas separadas.

[Portugal] Qualidade do que é mediático , do que é relativo aos médias ou do que é transmitido pelos médias (ex.: o caso ganhou mediatismo na altura).

Os tumores ou neoplasias mediastinais são lesões caracterizadas pelo crescimento desordenado de células no espaço entre os pulmões. Esses tumores podem ter causas e origens variadas, podendo ser benignos ou malignos (câncer).

De forma geral os sintomas do tumor / câncer do mediastino decorrem da compressão de estruturas vizinhas e, portanto, são inespecíficos como: dor torácica, sensação de peso, tosse seca, dificuldade respiratória, aumento de volume na região cervical (pescoço), disfagia (dificuldade de engolir alimentos), febre / ...

Os tumores do mediastino são tumores que se formam no tórax, na área que separa os pulmões. Esta área chamada mediastino, é circundada pelo osso esterno na frente, a coluna vertebral atrás e os pulmões de cada lado.

Quem sofre doenças que envolvem parede torácica, traqueia, brônquios, pulmões, pleura e mediastino (espaço onde fica o coração e outras estruturas importantes), deve procurar o cirurgião torácico.

Sintomas de tumores da parede torácica
Um caroço no peito pode ser o único sintoma se um tumor se desenvolver nos tecidos moles da caixa torácica. Algumas pessoas apresentam febre. Em geral as pessoas não sentem dor até que o tumor tenha avançado.

No mediastino médio há a incidência de tumores do coração, pericárdio, linfomas, adenomegalias mediastinais, cistos broncogênicos, entéricos e pericárdicos.

A mediastinite é uma inflamação do mediastino (a cavidade torácica que contém o coração, o timo, alguns linfonodos e partes do esôfago, aorta e glândulas tireoide e paratireoides). A mediastinite geralmente resulta de uma ruptura no esôfago ou cirurgia torácica. As pessoas têm dor torácica grave, falta de ar e febre.

Linfoma mediastinal de grandes células: é um linfoma que costuma atingir mulheres (60% dos casos) jovens, na faixa dos 30 anos. Ele começa no mediastino, que é a cavidade central do tórax, onde fica o coração, e pode causar problemas respiratórios, porque pressiona a traqueia.

O mediastino é um espaço existente entre os dois pulmões, no centro do tórax, composto por várias estruturas anatômicas como a traquéia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. É dividido em três partes principais: mediastino anterior, mediastino médio e mediastino posterior.

As principais causas do tumor no mediastino estão relacionadas às metástases do câncer de pulmão e de mama. Porém, o tumor no timo, os tumores neurogênicos e os cistos no coração e bócio também podem ser a origem da condição. Ao todo, existem mais de 30 doenças que podem ser causadoras de problemas neste órgão.

Os linfonodos mediastinais estão presentes em maior número nas cadeias 2R, 4R e 7. Estas mesmas cadeias também congregam os maiores linfonodos mediastinais. A presença de 8,3% de linfonodos coalescentes deve ser considerada na análise dos exames de imagem do tórax e nos achados patológicos.