O que significa me julguem?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Julguem vem do verbo julgar. O mesmo que: sentenciem, adivinhem, avaliem, conjecturem, determinem, imaginem, pressintam, pressuponham, presumam.

A forma julguempode ser [terceira pessoa plural do imperativo de julgar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de julgar] .

Não me julgue. Não me levante a mão.

O julgamento é um uso importante de nosso arbítrio e exige grande cuidado, especialmente quando julgamos outras pessoas. Todos os nossos julgamentos precisam ser guiados por padrões justos. Somente Deus, que conhece o coração de cada pessoa, pode fazer o julgamento final de um indivíduo.

Falar a verdade é constatar o que já existe, uma coisa visível e que não abre para discussões. É um fato, um acontecimento. No entanto, muitas pessoas passam a julgar alguém se escondendo atrás de uma “verdade”, dizendo que seu julgamento não deixa de ser uma realidade.

[Informal] Apoderar-se ilicitamente de algo. = AFANAR, PALMAR, ROUBAR. Origem etimológica: latim fano, -are, consagrar. Definição de Fano.

Significado de Julgar
verbo transitivo direto e intransitivo Decidir uma questão na condição de juiz ou árbitro: julgar uma ação judicial; sua profissão era julgar.

3 avaliar, apreciar, ajuizar, reputar, qualificar, classificar, analisar, conceituar, aquilatar, calcular. Exemplo: Você não é ninguém para julgar minhas atitudes.

Significado de Julgo
Julgo vem do verbo julgar. O mesmo que: sentencio, adivinho, avalio, conjecturo, determino, imagino, pressinto, pressuponho, presumo.

a) os nomes próprios, os prenomes ou sobrenomes e as marcas seguem as mesmas regras dos nomes comuns quanto à flexão para o plural, quando formados por uma só palavra (Teresas, Costas, Ômegas); b) se estrangeiros os nomes, com terminação estranha ao vernáculo, acrescenta-lhes um s (Lincolns, Kants, Kennedys);

Embora várias pessoas julguem outras por muitos motivos, geralmente elas fazem isso quando: Não conhecem bem ainda a outra pessoa; Não se identificam com as mesmas crenças, valores e comportamentos da outra pessoa; A pessoa ameaça a forma de enxergar a vida de alguma maneira.

“Só Deus pode me julgar!” Essa pessoa estaria fazendo a si mesmo como o escarnecedor descrito em Provérbios: Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.

Não desconfiar, não considerar já a priori que aquilo que o outro faz, faz por mal. Fazer memória das vezes em que eu pratiquei e pratico o mal e ver o outro, assim, como um irmão, como alguém semelhante a mim.

Não julgue nem crie sentimentos ou juízos precipitados em relação à pessoa do outro. Para ser bem claro: não façamos aquelas “reuniõezinhas” de fofoca, para conversarmos, porque, de repente, estamos falando mal da vida dos outros, julgando, analisando, criticando, “descendo a lenha” na vida de alguém.

Significado de Julgador
adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.