O que significa MC em pneu de moto?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 17 de maio de 2023
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O “17” indica que o pneu tem 17 polegadas de diâmetro, ao passo que “M/C” significa que o pneu é para uma mota.

A sequência de letras no pneu forma a palavra DOT que significa Department of Transportation, na tradução, Departamento de Transportes. O DOT é o órgão responsável por regular essas informações nos Estados Unidos. O final dessa sequência é a que indica a quantidade de semanas e ano da fabricação.

As letras TT ou TL indicam se o pneu é usado com ou sem câmara de ar. TT (Tube Type) usa câmara de ar, enquanto TL (TubeLess) não. TWI, é a sigla que indica o desgaste da banda de rodagem. Cada fabricante indica de forma diferente, como TWI ou uma seta, mas sempre é exibido na superfície.

Além da carga, há outro índice muito importante: o de velocidade. Ele aponta a velocidade máxima que o pneu suporta e é indicado pela letra que vem grudada ao índice de carga. No caso do pneu 205/55R16 GOODYEAR EDGE SPORT 91V, o índice de velocidade é indicado pela letra V.

Ainda segundo a especialista, o uso de um pneu diferente das especificações técnicas adequadas pode gerar um desgaste irregular do aro de montagem e de partes específicas do pneu, além de afetar até o consumo da motocicleta.

Este indica a capacidade de carga em quilos suportada pelo pneu.

Em média, pneus para motos que rodam regularmente em asfalto têm vida útil de 15 mil quilômetros. Alguns fabricantes comercializam itens de alta performance, podendo chegar a até 25 mil quilômetros rodados. Para motos que circulam em terrenos mais acidentados, a vida útil média é de 10 mil quilômetros.

Muita gente coloca um pneu mais largo porque acha que ajuda a fazer curvas ou simplesmente porque fica mais “bonito”. Mas, segundo Zampieri, um pneu mais largo compromete sim a dirigibilidade da moto. Além de influenciar na suspensão da moto, um pneu mais largo dificulta manobras rápidas.

Os pneus HT é mais indicado para quem só anda em asfalto, pois apresenta uma alta durabilidade e contém as laterais menores comparada ao AT e MT, o que gera a sensação de maior conforto, além disso, os sulcos são menores, o que geram menos ruído no asfalto.

Tomando como exemplo um pneus de especificações 205/55 R16, o "205" indica a largura da seção (largura do pneu novo, montado no aro e inflado à pressão indicada, em milímetros), enquanto o "55" indica a relação entre a altura (H) e largura da secção (S) em percentual.

Os pneus reforçados ou EXTRA LOAD (XL) destinam-se aos veículos pesados ou equipados com uma motorização potente. Os flancos dos pneus reforçados são mais rígidos do que os dos pneus clássicos designados por "SL" para "Standard Load".

Para te ajudar a identificar o modelo do seu pneu, dependendo da marca, você pode encontrar a seguinte descrição: para uso com câmara de ar, somente a sigla TT, ou nos importados, a palavra: “Tube Type”.

Para saber se o seu pneu já é tubeless, basta procurar no próprio a inscrição “tubeless”. Já para descobrir se o seu aro de bicicleta aceita a conversão, você precisa procurar nele a inscrição “tubeless-ready” ou “radial tubeless”, pois estes serão apropriados para reter o selante e suportar o tipo de pneu.

Pneu "tubeless", sem câmara
“Tubeless” define o mais seguro pneu sem câmara de ar, enquanto “tube type” é o nome dado ao modelo mais manjado, com câmara. A principal diferença entre um e outro, em termos práticos, é que o pneu sem câmara, se atravessado por um prego, tenderá a esvaziar gradualmente.

Pneus de inverno têm o código M+S, do inglês «Mud and Snow», que se traduz como lama e neve. No entanto, nem todos os pneus com o código de pneus M+S estão preparados para operar em condições de neve pesada ou gelo.

Caso não saiba, todo pneu é submetido a testes, recebendo uma pontuação que chamamos de classificação. As mesmas são A, B e C. Ou seja, pneus de classe A são considerados ótimos, B bom e C médios. Essas informações estão sempre gravadas na lateral do pneu, e também podem estar presentes na embalagem.

A lista a seguir considera aspectos como durabilidade, segurança, custo-benefício, estabilidade, aparência e desgaste.

  • Bridgestone. ...
  • Michelin. ...
  • Goodyear. ...
  • Continental. ...
  • Pirelli. ...
  • Yokohama. ...
  • Dunlop. ...
  • Nexxen.

Outro dado que pouca gente sabe: o pneu traseiro gasta mais rápido por causa da tração na roda motriz (traseira).

O pneu traseiro gasta mais e tende a apresentar danos mais acentuados na região central.

A primeira coisa que você precisa entender é que o pneu traseiro vai ajudar a acelerar e frear sua moto. Além disso, ele precisa aguentar mais peso que o dianteiro, pois é em cima dele que fica o peso dos passageiros e cargas.

De lateral a lateral. O segundo número, 90, significa, em percentual, a altura do pneu em relação à largura dele, contando com o talão dentro da roda. O terceiro número, 19, significa o tamanho do aro em polegadas. O quarto número, 57, significa o índice de carga em quilos.