O que significa manipulação psicológica?

Perguntado por: tmendes7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Manipulação psicológica pode ser definida como o exercício de influência indevida através da distorção mental e exploração emocional, com a intenção de tomar o poder, controle, benefícios e privilégios às custas da vítima.

A manipulação é um “recurso” usado por muitas pessoas para obter o que querem. Contudo, trata-se de uma prática antiética, visto que envolve mentir ou ocultar informações que fariam as outras pessoas não concordarem com a ideia.

“O manipulador não ama a outra pessoa: ama o poder que tem sobre ela”. Ele se aproveita de um discurso vitimista. “Muitas vezes, no modo como fala, a pessoa manipuladora se coloca como vítima: fala das violências por que passou, de como foi tratada mal, etc.”, conta o psicólogo.

Cinco tipos de manipuladores e como se defender deles

  • Um fã do “tratamento de silêncio” O comportamento silencioso, ou seja, interrupção da comunicação, expressão de emoções, tem apenas um objetivo - atender às demandas do manipulador. ...
  • O tipo de manipulador ameaçador. ...
  • Agressor da auto-estima. ...
  • Criticidade excessiva.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

5 dicas para desarmar um manipulador Reconheça-o Aprenda a dizer não Mantenha a distância Faça perguntas sempre que puder! Não se culpe nem se pressione Preserve-se de manipulações daqui em diante O que é manipulação?

Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.

De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, nos tornamos manipuladores porque em certos momentos de nossas vidas interpretamos situações e vivências como ameaçadoras à nossa existência. "Queremos estar sempre um passo à frente de tudo, e assumir o controle total para que nos sintamos mais seguros.

Induzem a outra pessoa à sentir culpa; Mentem para o seu próprio benefício e sentem prazer nisso; Estão sempre dispostos a ajudar e fazer favores, que, certamente, serão cobrados em algum momento; Usam medo e culpa para pressionar os outros.

Como age um marido manipulador? Como não poderia ser diferente, o marido manipulador é uma pessoa egoísta. Ele se preocupa somente consigo próprio e sempre se coloca em prioridade na relação. Não há espaço para igualdade, já que o mesmo se considera superior e somente suas vontades devem ser atendidas.

De maneira geral, é preciso tentar sempre separar a sua vida pessoal dos contextos em que o manipulador está inserido. Ou seja, tente não se abrir tanto com esse tipo de pessoa e sempre mostre os limites que você deseja que sejam seguidos: como por exemplo, não falar mal de outra pessoa para você.

Seja breve e conciso para a pessoa não ter tempo de tentar mudar a sua opinião, implorar pelo seu perdão ou prometer que vai mudar. Além disso, você não precisa dar uma série de explicações a ela sobre os seus motivos para ir embora — isso só vai prolongar o sofrimento.

Exemplos de chantagem emocional
A fim de intimidar, coagir ou sensibilizar, chantagistas usam frases como: “Se você me deixar, vou me matar.” “Faço tudo por você! Por que você não pode fazer isso por mim?”