O que significa mandala no catolicismo?

Perguntado por: esales9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Como não é uma forma geométrica encontrada na natureza, traduz perfeitamente a ideia de perfeição que os seres humanos pretendem alcançar.

Quais culturas utilizam as mandalas
As mandalas são utilizadas em diversas culturas ao redor do mundo, incluindo as culturas hindu, budista e tibetana, entre outras. Além disso, mandalas também são encontradas em tradições indígenas americanas, como a dos Navajos.

Usada em várias culturas, em especial na tibetana, "mandala" é uma palavra em sânscrito que significa "círculo". Ela é símbolo universal de integração e harmonia e representa uma concentração energética que ajuda na busca do autoconhecimento e equilíbrio físico e emocional.

Onde colocar: As melhores áreas para colocar a mandala Harmonia são “Relacionamento”, “Família” e “Amigos”. Mas você também pode usa-la na área “Espiritualidade” e em objetos de uso pessoal. A Mandala da Espiritualidade tem o objetivo de trazer proteção espiritual na sua vida e para afastar as más energias.

Cada mandala é como se fosse um espelho, ou melhor, o reflexo da pessoa que você é naquele momento. Assim, ao terminar sua mandala você a observa e analisa o feedback do seu momento, trazendo para a consciência símbolos e cores do seu inconsciente. Dessa forma, elas refletem ou expressam o nosso interior.

Buda

Essa forma de arte e contemplação teria sido inventada pelo próprio Buda e cada parte do desenho representaria suas lições. Assim como em sua origem, a mandala é usada até hoje no budismo, no hinduísmo, no tantrismo e na yoga como ponto focal para meditação.

Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.

As primeiras mandalas de que se tem registro são do século VIII e eram usadas como instrumentos de meditação no Tibete. É característica da cultura não apenas tibetana, mas também budista e hindu. No Extremo Oriente, a maior associação das mandalas é com o sagrado. Elas fazem parte de rituais de cura e de orações.

Para energizar a sua mandala, você deve aguardar um período de lua crescente ou lua cheia, quando as energias são mais positivas e abundantes.

Abaixo estão três tipos principais de mandalas e como são usados.

  • Mandala de ensino. As mandalas de ensino são simbólicas e cada forma, linha e cor representam um aspecto diferente de um sistema filosófico ou religioso. ...
  • Mandala de cura. ...
  • Mandala de areia.

A lápis, faça um pequeno círculo no centro do papel usando o compasso. Usando o mesmo ponto central, desenhe círculos consecutivamente maiores ao redor do primeiro. Não importa se os círculos estão igualmente distantes ou se suas distâncias variam. Você apenas deseja que todos eles comecem do mesmo ponto central.

Para criatividade: mandalas coloridas (esse é um dos melhores guás para colocar uma mandala). Para prosperidade as cores são púrpura, roxo, azul e dourado.

ORIGEM DAS MANDALAS
Toda nossa existência nos remete a uma forma. Seja pela harmonia ou pela natureza divina que ela exprime, essas formas geométricas emana uma energia, que permite ao observador ingressar em um estado mental receptivo.

As mandalas podem expressar representações e pensamentos religiosos ou ideias filosóficas, insinuando um caráter Page 30 intuitivo, irracional que atuam retroativamente sobre o inconsciente através de seu conteúdo simbólico.