O que significa mancha vermelha na língua?

Perguntado por: icampos5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Você sabe o que é língua geográfica? Também conhecida como glossite migratória benigna, ela é caracterizada por lesões em forma de fissuras e manchas vermelhas lisas na parte superior ou lateral da língua, podendo mudar de localização, tamanho e forma.

A maioria das pessoas apresenta manchas brancas na língua em algum momento na vida e, para muitas, isso é comum. Embora, em geral, as manchas não sejam prejudiciais, elas podem ser um sinal de algo mais grave. Se você estiver preocupado com alguma mancha, uma avaliação no dentista pode tranquilizá-lo.

Rosado: indica uma condição saudável, onde a língua aparente uma cor mais viva e sem detritos na superfície. Vermelho: a cor vermelha, ou manchas vermelhas, podem indicar algum tipo de infecção ou desnutrição, especialmente anemia de vitamina B12 e B6 causada por má absorção ou ingestão insuficiente de alimentos.

Sinais de um problema na língua
Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura.

  • Língua geográfica. O nome não é à toa: a parte de cima adquire um aspecto de mapa, como se representasse as linhas de um metrô. ...
  • Aftas. Quando falamos em doenças da língua, as aftas são umas das mais comuns. ...
  • Candidíase oral. ...
  • Câncer de língua. ...
  • Língua preta pilosa. ...
  • Macroglossia. ...
  • Pênfigo vulgar.

Quais são os sintomas do câncer de língua?

  • Dor;
  • feridas que não cicatrizam;
  • mau hálito;
  • dormência na boca;
  • manchas avermelhadas ou esbranquiçadas;
  • dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir;
  • formação de um nódulo ou caroço na língua;
  • sangramento na língua ao morder ou mastigar.

Os sintomas da sífilis oral incluem úlceras indolores na boca, geralmente na língua, mas também podem aparecer na gengiva, lábios ou palato. Essas úlceras podem ser acompanhadas de inchaço dos gânglios linfáticos da região. Em casos mais avançados, a sífilis oral pode causar dor de cabeça, febre e perda de peso.

Pequenos pontos vermelhos (chamados petéquias) no palato (céu da boca) podem ser sinal de uma alteração sanguínea ou mononucleose infecciosa. O vírus é transmitido através do beijo.

Como tratar as manchas escuras na língua
Além de escovar os dentes duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e usar o fio dental diariamente, escove a língua também. Se as manchas desaparecerem após a escovação, pode não ser necessário nenhum tratamento adicional. Mas se persistirem, consulte o dentista.

Você pode também optar pelo uso de um limpador de língua. Este instrumento é geralmente feito de um plástico flexível e macio que retira suavemente da língua aquela fina camada de detritos à base de muco. Lave o limpador de língua com água quente após cada uso.

A glossite migratória benigna ou língua geográfica consiste numa patologia que acomete a língua, caracterizada por lesões que variam na forma, tamanho e cor. As lesões podem retornar no mesmo local ou em áreas diferentes conferindo seu aspecto migratório.

Um dos primeiros sinais é a atrofia da língua. Ela fica lisa, parece perder as papilas”, descreve a estomatologista Fernanda Salum, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Diante de uma anemia, também é comum o indivíduo se queixar de ardência e sensação de queimação na hora de comer.

estomatologistas

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

Língua azulada- Quer dizer que o coração pode estar em risco e/ou que problemas cardíacos estejam a caminho. É bom ficar atento e, caso a característica persista, consulte um cardiologista; 7. Língua inchada ou muito vermelha- Pode indicar a falta de vitaminas (ácido fólico ou vitamina B-12).

Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo. A tensão diária causada pela ansiedade provoca dores na cabeça, face e mandíbula, além do amolecimento e desgaste nos dentes.