O que significa malhando o trigo no lagar?

Perguntado por: oramires8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O trigo que Gideão malhava nos lembra do pão que é alimento e comunhão com Deus. O lagar onde se faz vinho representa o sangue de Jesus nos purifica e guarda de todo mal. Quando estamos em comunhão com Deus e pedimos perdão pelos nossos pecados, o Senhor nos prepara e capacita para realizar sua obra.

Gideão estava malhando trigo no lagar. Ora, porque alguém iria malhar trigo no lagar se ele se prestava a amassar uvas e o lugar de malhar o trigo é no moinho? Simples: por medo dos midianitas. O versículo 12 fala que, então,” o anjo apareceu e disse: o Senhor é contigo, homem valente”.

Lagar é o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho.

Um feixe de trigo é um conjunto de espigas de trigo. Após a colheita, eram amarrados e colocados em pé no campo. Isto impedia que os grãos de trigo se molhassem e apodrecessem por causa da humidade do solo.

De acordo com o versículo 4, o que os midianitas fizeram? (Destruíram as plantações de Israel.) O que os israelitas fizeram por causa dessa opressão?

E perguntando e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa. 30 Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora teu filho, para que morra; pois derrubou o altar de Baal, e cortou o poste-ídolo que estava ao pé dele.

Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12).

Gideão não veio ao Senhor como homem valente. Deus ia fazer dele um líder corajoso. A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. Ninguém é forte o bastante para resolver seus próprios problemas sozinho, especialmente quando falamos sobre nosso problema principal: o pecado.

Em Juízes 8, versículo 27, diz: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal, e a pôs na sua cidade, em Ofra, e todo o Israel se prostituiu após ela; a qual veio a ser um laço a Gideão e à sua casa”.

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

Então eles gritaram e fugiram. Porque Gideão confiava no Senhor, os israelitas derrotaram um numeroso exército midianita com apenas 300 soldados.

Um lagar é um tanque retangular baixo, de tamanho variável, quase sempre de pedra (granito) onde homens pisam os cachos de uva e o mosto (suco) da uva fermenta. Hoje, há lagares de cimento, inox, ou mesmo antigos de pedra revestidos de aço inox com controle de temperatura.

Entre Hebrom e Berseba encontram-se em todas as encostas dos montes; são abundantes no sul da Judéia; não são menos comuns nos muitos vales do Carmelo; e são numerosas na Galiléia”. O “pisar do lagar” é um símbolo do julgamento divino (Isaías 63:2; Lm 1:15; Apocalipse 14:19-20).

Eira (do latim area — área, pedaço de terra) é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais.

O trigo (Triticum aestivum L, Triticale sp, Triticum durum) é uma gramínea pertencente à família Poaceae, sendo cultivado em todo o mundo. É a segunda maior cultura de cereais, ficando atrás do milho e à frente do arroz.

De acordo com a simbologia popular, o trigo representa prosperidade, fartura, união e alegria do relacionamento.

Significado de Trigo
substantivo masculino Planta herbácea anual, da família das gramíneas, que produz o grão (cariopse) de que se extrai a farinha usada especialmente para o fabrico do pão: o trigo é o cereal por excelência, a planta alimentar mais cultivada no mundo.

Por sua vez, Yahweh é um deus outsider, cujo culto se desenvolveu nos territórios de Edom e Midiã. Não tão cedo, mas não depois do século IX, o culto de Yahweh foi introduzido no território e na cultura israelita.

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa.

O que diferencia os hebreus dos midianitas é o monoteísmo. Enquanto os hebreus acham que adorar outros deuses é um sacrilégio, os midianitas acreditam no deus de Israel e em outros.