O que significa mãe Jocasta?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Theodor Reik via a “mãe Jocasta”, como alguém com uma própria relação afetiva adulta insatisfatória e uma super preocupação por sua criança como uma fonte primária de sua neurose.

Jocasta foi, na mitologia grega, filha de Menocenes e mulher de Laio (rei de Tebas), com quem teve um filho, Édipo. Dado que, segundo a previsão do oráculo, este filho seria um perigo para a vida de Laio quando crescesse, Édipo foi entregue a um pastor do Monte Citéron para que o matasse na floresta.

Édipo é filho de Laio e Jocasta, rei e rainha da cidade de Tebas. Ambos receberam uma profecia do oráculo de Delfos sobre o destino do filho deles. A profecia anunciou que Édipo matará o próprio pai e desposará a mãe. Em choque, Laio e Jocasta entregam a criança para um servo para que ele a mate.

Jocasta: Significa “mãe de Édipo”. Jocasta é um nome feminino, considerado a latinização do grego Iokaste, que possui um significado incerto para a maioria dos etimologistas. Este é o nome de uma personagem da mitologia grega, conhecida por ser a mãe de Édipo e esposa de Laio, rei de Tebas.

O Édipo mal resolvido suscita as neuroses adultas, a evitação da castração causa neuroses, tiques, manias, perversões. A angustia de castração e o seu retorno como recalcado na vida a adulta é a medula espinhal da neurose masculina. O prazer e o medo de ser punido esta na base dessa neurose, logo o Édipo é uma neurose.

Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade anti-social. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros.

1- A preferência das mães por um determinado filho é algo inconsciente? Psicóloga: Na maioria dos casos, é provável que sim, pois uma vez que, socialmente, espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, a mãe, então, inconscientemente, mascara tal comportamento seu.

As mães narcisistas se tornam incapazes de estabelecer vínculos e de criar conexões nas relações. Se elas sentirem que não tiveram atenção e suporte tratarão seus filhos sem a menor empatia, contradizendo e rebaixando-os para se sentirem melhores.

Édipo assassina o próprio pai e sem saber que Jocasta é sua mãe, casa-se com ela. Quando descobre a verdade, Édipo cega a si mesmo e Jocasta comete suicídio.

Édipo: Significa “o de pés furados” ou “pés inchados”. Édipo é um nome masculino e derivado do grego Oídipous, formado a partir da junção dos elementos oidein, que significa “inchar”, e pous, que quer dizer “pé”. Ou seja, é traduzido literalmente como “aquele que tem os pés inchados”.

Já adulto, Édipo decide abandonar Corinto e ir à Tebas consultar o oráculo que o revela sobre sua maldição: matar seu pai e casar com sua mãe.

Durante o caminho, Édipo e Laio se cruzaram, e um desentendimento surgiu porque Édipo foi agredido por Laio e seu servo para que desse passagem para o rei de Tebas. Édipo se enfureceu com a agressão e assassinou Laio e o servo dele, assim, matando o próprio pai.

até que ponto somos donos de nosso destino, se consideramos que existe uma força superior a nossa simples vontade humana, viveremos de maneira mais humilde e aceitaremos o destino de nossas vidas, ainda que lutemos para melhorar nossa sorte (que os gregos chamavam de fortuna).

Segundo a profecia, Laio seria morto pelo seu filho e Jocasta seria desposada por ele, o que resultaria no fim da casa real que dominava a cidade de Tebas. Assim, os pais de Édipo decidem dar um fim à vida de seu filho, príncipe de Tebas.

substantivo feminino Aquela que gerou, deu à luz e criou um ou mais filhos.

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria.

Filho (do latim: filius) é o nome que se dá aos descendentes em relação aos seus respectivos pai e mãe, muito embora o termo também seja utilizado como vocativo em conversas informais, especialmente entre pessoas com um certo grau de intimidade.

O psicanalista Gonçalves (2006 apud Vasconcelos, 2008) define mulher com estrutura de personalidade fálica, mais conhecida, como mulheres fálicas, como sendo uma linguagem aproximativa para qualificar uma mulher com traços de caráter pretensamente masculinos, autoritária, mas sem saber quais são exatamente as suas ...

Segundo especialista, a intervenção dos pais e a passagem por este momento do desenvolvimento são essenciais para a criança. Esse complexo costuma se desenvolver entre três e cinco anos, quando os pequenos começam a perceber mais o ambiente a sua volta.

Os sintomas do complexo de Édipo que podem ser reconhecidos pelos pais, assim como outros familiares próximos, são:

  1. Grande afeto à mãe;
  2. Sentimentos negativos em relação ao pai;
  3. Ciúmes ao ver pai e mãe juntos;
  4. Atitudes agressivas em relação ao pai;
  5. Maior interesse pelo órgão sexual (descoberta do órgão sexual).