O que significa Macumba com Rosa?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A função das rosas na Umbanda. As rosas são utilizadas na Umbanda com a função de auxílio na cura de doenças físicas e espirituais. Elas são capazes de aliviar dores quando ativadas em defumadores e óleos essenciais, ajudam a filtrar energias negativas, olho gordo e afastar o poder de feitiços do mal.

Ritual com flores para Iemanjá
No caso das oferendas para Iemanjá nas praias, por exemplo, os fiéis acreditam que quando suas flores retornam das águas, é porque a divindade não aceitou. Como lembra o biólogo e o membro da CEUOS, isso pode significar em pedidos não realizados ou que a fé da pessoa está abalada.

É uma cor que se relaciona com o otimismo, com a alegria, com a felicidade e com as boas notícias. Além disso, o rosa seria capaz de iluminar os pensamentos de uma pessoa, afastando a negatividade dela. Ainda, o rosa pode simbolizar a esperança na espiritualidade do Ocidente.

Rosas cor de rosa
Esta cor está ligada a algumas orixás femininas como Iemanjá, Ewá, Iansã, Oxum e aos Erês.

Aroma de rosa branca para equilibrar o plano espiritual:
Promove a limpeza astral liberando a paz em você e no mundo. Traz de volta a fraternidade e amor ao próximo.

Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.

Rosas Cor-de-rosa representam delicadeza, feminilidade, beleza, harmonia, ternura, juventude e amor e são normalmente a cor escolhida para oferecer às mães, sogras, jovens nos aniversários…

Poinsettia: vivacidade, justiça e inteligência. Indicadas para ocasiões natalinas, mas também para adornar reuniões de negócios e outros eventos.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

Essa comparação aconteceu através da ideia de beleza e perfeição atribuída a Jesus, sendo feita uma analogia com a rosa, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron. Uma outra versão, refere ainda que o diálogo simboliza Jesus Cristo e a sua Igreja.

Rosa: transmite acessibilidade, gentileza, ausência de ameaça, feminilidade.

Além de remeter aconchego, o rosa atrai equilíbrio para a pessoa ou ambiente. Cor ligada à limpeza e tranquilidade, pode ser uma ótima ferramenta para relaxar e atrair felicidade para o dia a dia.

A cor de rosa está ligada a certas orixás femininas como Oxum, Iansã, Iemanjá, Ewá e também aos Erês. Significa amor e paixão na Umbanda e quando usadas no quarto de dormir aumentam a sensualidade e a libido naturalmente.

As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura. As azuis são calmantes. As de cor rosa elevam a nossa mente.

Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas de Oxun,veste rosa.

· Rosa: é o símbolo do amor. Para pedidos de união, harmonia, encontrar um amor, felicidade na vida a dois. · Lilás: simboliza a transmutação. É usada para pedidos de renovação, transformação e também para meditação.

Símbolo do carinho, amor, amizade e consideração, a rosa cor-de-rosa pode ser usada na hora de presentear uma amiga especial em alguma data comemorativa ou até mesmo para demonstrar todos esses sentimentos a quem você ama.