O que significa M54 no atestado médico?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

CID M54: o que significa? CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado.

2 – Cervicalgia (síndrome dolorosa na região cervical)

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho. Do mesmo modo, é necessário o reconhecimento do nexo causal entre desenvolvimento da doença e ambiente de trabalho.

O portador da CID 10 M54 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

CID M54: o que significa? CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

Contudo, no dia a dia previdenciário, percebo que as seguintes doenças ou problemas na coluna são os mais comuns nos casos de aposentadoria por invalidez:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

5 Doenças da Coluna que geram Aposentadoria por Invalidez no INSS

  • Osteofitose. A osteofitose é a doença em que aparecem osteófitos ao redor do disco da coluna vertebral. ...
  • Discopatia degenerativa. ...
  • Protusão discal. ...
  • Cervicalgia.

Disco intervertebral L4-L5.
Este disco fornece funções de amortecimento e absorção de cargas para proteger as vértebras contra o cisalhamento e a compressão umas contra as outras durante os movimentos da coluna vertebral.

CID M51.1 é o código para Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Ao longo deste conteúdo, abordo o significado e a conduta médica para casos que recebem esse código.

O CID M50 indica um transtorno no disco cervical conforme indicado pela subcategoria. O código inclui: Transtornos dos discos cervicais com cervicalgia. Transtornos dos discos cervicotorácicos.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

Data de emissão inferior a trinta dias da data de entrada do pedido; Detalhes sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); Assinatura e carimbo, com registro do conselho de classe do profissional; Data de início do repouso e o prazo estimado.

O portador da CID 10 M51. 1 precisa contribuir para a previdência social (INSS) para ter direito a auxílio doença ou aposentadoria por invalidez? Sim, é necessário contribuir 12 ou 6 meses, a depender do caso. Consulte o advogado de sua confiança para saber mais a respeito.

I - Tuberculose ativa; II - hanseníase; III- alienação mental; IV- neoplasia maligna; V – cegueira VI - paralisia irreversível e incapacitante; VII- cardiopatia grave; VIII - doença de Parkinson; IX - espondiloartrose anquilosante; X - nefropatia grave; XI - estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); XII ...

É o limite de tempo médico informado pela perícia, ou seja, é o tempo determinado para você poder receber o benefício. Ao final desse período, o benefício é cessado e justificado através do Motivo 54. Se você tiver dúvidas, vale entrar em contato com o INSS e a Previdência Social de sua cidade.