O que significa luz amarela no painel do Palio?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

As luzes do painel têm o objetivo de criar uma comunicação entre o carro e o motorista, alertando sobre o estado do carro e sinalizando caso exista algum problema que pode afetar a segurança e a estabilidade do veículo.

Entretanto, essa luz que se acende pode ser provocada pelo abastecimento do tanque com combustível adulterado. Em geral, a gasolina provoca essa alerta no painel. Vale a pena tentar se lembrar se antes dessa luz se acender, se o carro não foi abastecido em um posto que não seja de confiança.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Aqueles que surgem com uma tonalidade amarela, meio alaranjada, indicam um problema sério ao motorista, mas que não precisa ser controlado imediatamente. Os que possuem luz vermelha, mais intensa, significam urgência. Caso o fato não seja checado, o motor poderá ser danificado.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.

As luzes do painel de seu carro possuem diferentes cores, cada uma tem um grau de gravidade. As verdes indicam que algum equipamento está ligado, não um defeito. Já as amarelas mostram que algum equipamento ou função do carro exige atenção. Por último, as vermelhas avisam o motorista de que alguma falha grave ocorreu.

Luzes do painel relacionadas aos faróis
Em um grau mais elevado, é possível perceber o farol baixo – exigido em rodovias e durante a noite. A luz de farol alto, na cor azul, indica que a luz mais forte de todas está acionada. Por fim, as luzes indicadoras de direção mostram o acionamento das setas.

Se essa luz acender, a primeira coisa a se fazer é desligar o carro e religá-lo. Dessa forma, se a luz permanecer acesa, você já descarta uma falha no sistema de verificação da lâmpada.

Normalmente, a explicação para essa luz piscante quando acelera-se o carro é que a pressão do óleo do motor está baixa, a qual é analisada por um sensor. Assim, quando o óleo está em um nível crítico abaixo do necessário, a luz do óleo acende e apaga quando acelera.

Algumas vezes, o defeito é tão sério que gera dificuldade até mesmo na partida do motor, ou provoca cortes durante o funcionamento. Também é possível que apresente oscilações na marcha lenta, perda de potência e aumento no consumo de combustível.

Normalmente, quando a luz da injeção eletrônica fica piscando, a situação é mais grave e pede que você leve o veículo no mecânico imediatamente. Algumas vezes, o defeito é tão sério que gera dificuldade até mesmo na partida do motor, ou provoca cortes durante o funcionamento.

Luz de injeção acesa
Quando a luz de injeção se acende é sinal que há algum problema no módulo de injeção do veículo. Isso também significa que o computador detectou alguma coisa nos sensores, circuitos defeituosos e atuadores do automóvel.

Um bico injetor quebrado pode causar queima de combustível incompleta ou vazamento de combustível resultando em mais emissões. Esse é um problema na injeção eletrônica que fará com que seu veículo não passe no teste de emissões.