O que significa livre de PFOA e PTFE?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

PFOA e PTFE são nocivos à saúde. O consumidor deve optar por panelas livres destas substâncias. O politetrafluoretileno (PTFE) é um polímero sintético patenteado nos EUA em 1938, empregado, desde 1951, como revestimento antiaderente nas panelas.

PTFE é a abreviação de poli-tetra-flúor-etileno, comercialmente conhecido como Teflon® (marca registrada da DuPont de Nemours Inc). Trata-se de um flúor-polímero sintético, atóxico, dificilmente reage com outras moléculas, antiaderente, não combustível, não solúvel em água e possui bom isolamento elétrico.

Ácido perfluorooctanóico (PFOA), também conhecido como C8 e perfluorooctanoato, é um ácido carboxílico perfluorado e fluorosurfactante sintético e estável. Uma aplicação industrial é como surfactante na polimerização em emulsão de fluoropolímeros.

Ainda que sejam materiais mais frágeis, as panelas de cerâmica ou vidro temperado são opções mais saudáveis para cozinhar, pois são inócuos, sem a liberação de qualquer tipo de partícula ou resíduos que possam afetar nutricionalmente as preparações, garantindo a integridade dos alimentos.

Uma boa opção são as panelas de cerâmica ou de revestimento cerâmico. Considerando outras características, uma das melhores escolhas recai sobre as panelas Red Silver, fabricadas em titânio com revestimento antiaderente triplo, que não deixa os alimentos grudarem, dispensa o uso de óleo e não faz mal à saúde.

As panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as de Teflon. Nelas, é possível cozinhar com pouco óleo. Ao contrário das 100% cerâmicas, a temperatura dos alimentos não é mantida.

O Jogo de Panelas Turim da Tramontina é uma excelente escolha para quem procura qualidade e durabilidade. As peças, feitas de alumínio com revestimento antiaderente, garantem uma distribuição de calor eficiente e uniforme. Além disso, o design é atraente e agradável, acrescentando charme à sua cozinha.

O que é o revestimento antiaderente? Basicamente o revestimento antiaderente é feito de polímero sintético chamado Politetrafluoroetileno, mais conhecido por sua abreviação PTFE. Que é nada mais, nada menos do que um material de plástico resistente a altas temperaturas estima-se que seja superior a 200ºC.

A conclusão, portanto, é que o teflon não oferece mais riscos, fazendo com que as panelas e acessórios com esse revestimento possam ser submetidas a temperaturas até de 260 °C com segurança, uma vez que acima disso poderá haver a liberação de substâncias tóxicas no ar.

O PTFE é insolúvel em solventes, resistente ao ataque de ácido corrosivo, tem ponto de fusão bem alto (de 326,8°C) e aspecto escorregadio. Por isso, serve para muitas coisas além de forrar panelas. Devido à sua resistência ao calor, ele é usado para revestir cabos, mangueiras e até aeronaves.

Se as panelas antiaderentes com Teflon têm riscos potenciais, qual usar? O alumínio e o cobre também são prejudiciais ao nosso corpo e não são materiais recomendados para panelas atualmente. Assim, as mais indicadas são as de cerâmica, de inox, de ferrofundidoesmaltado e de vidro.

As panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas devido o material que a revestem.

Onde é encontrado: O PFOA está presente no Teflon e em outros revestimentos não aderentes e resistentes a manchas ou à água. Esses revestimentos são usados em equipamentos culinários, roupas resistentes à água, móveis, carpetes e milhares de outras aplicações industriais.

Sob o ponto de vista da saúde, a única panela considerada por todos os especialistas como 100% segura, que nunca libera metal ou outro resíduo nos alimentos, é a de vidro.

As panelas de cerâmica têm uso parecido com as de inox. “Elas retêm bem o calor, embora um pouco menos do que as de inox”, explica Kay Gentile. Também são versáteis, desde que se controle bem as chamas.