O que significa Livermório?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

nome masculino. [ Química ] Elemento químico artificial transuraniano (símbolo: Lv), de número atómico 116. Origem etimológica:Livermore, topónimo [cidade norte-americana] + -io.

2000

Instituto Central de Investigações Nucleares

O Instituto Central de Investigações Nucleares, em Dubna, Oblast de Moscou, é um instituto internacional de pesquisa nuclear da Rússia, com 5 500 funcionários, incluindo 1 200 pesquisadores, sendo 1 000 destes PhDs oriundos de 18 nações, com a maioria sendo originária da Federação Russa.

Descrição e usos
O antimônio forma ligas com outros metais, que são utilizadas em chapas de solda, tubulações, rolamentos e armas. O sulfeto de antimônio é usado em fósforos. Outros compostos são usados para induzir o vômito em casos de intoxicação, para tratamento de leishmaniose e em produtos veterinários.

Os elementos 113 a 115 foram descobertos em 2004 e o último elemento, de número atômico 118, foi descoberto em 2006, o Ununócio. O interessante é que todos esses elementos são muito instáveis, desintegrando-se rapidamente.

O lutécio é usado como catalisador nas reações de cracking catalítico, hidrogenação e alquilação e também pode ser utilizado em ligas metálicas.

Qual e o Calcogênio de maior raio? Calcogênio são os elementos da família do oxigênio, o elemento de maior raio atômico é o livermório elemento químico sintético de número atômico 116.

O telúrio, que é o elemento de número atômico 52 e um ametal do grupo do oxigênio, possui seis elétrons em sua camada de valência. Raro, ele ocupa a 70ª posição de abundância na crosta terrestre, com concentração de aproximadamente 0,001 ppm (parte por milhão).

Os novos elementos da Tabela Periódica são o Unúntrio (símbolo Uut), Ununpêntio (sigla (Uup), Ununséptio (Uus) e o Ununóctio (Uuo), todos com átomos que possuem sete níveis de energia. De acordo com os estudos, os quatro novos elementos são os que apresentam o maior peso atômico entre todos os 118 conhecidos.

O nome tem origem no grego "Khalkos", que significa cobre ou minério (visto que vários minérios são na forma de óxidos ou sulfetos), e "genos", aquilo que dá origem, assim "calcogênio" significa “originário do cobre” ou "que vem do minério".

A última atualização realizada na Tabela Periódica foi no ano de 2016, quando os elementos 113, 115, 117 e 118 passaram a fazer parte oficialmente dela.

tório

Os elementos mais pesados que encontramos em nosso planeta Terra são: o tório (Z=90, 232Th), com meia-vida de 1,4×1010 anos ( 3 vezes a idade da Terra) e os isótopos do Urânio (Z=92, 235U e 238U) com meias-vidas respectivamente de 7×108 e 4,5×109 anos.

hidrogênio

O primeiro elemento químico formado foi o hidrogênio (H). Ele é o elemento químico mais simples do nosso universo, tem 1 próton, 1 elétron e nenhum nêutron. Os elétrons são partículas muito menores do que os prótons e nêutrons, sua massa é quase desprezível.

fósforo

O 1º elemento isolado em laboratório
Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.

Significado de Antimônio
substantivo masculino [Química] Corpo simples sólido (Sb), de cor esbranquiçada ou branco-azulada, friável, cuja densidade é aproximadamente 6,7, que funde por volta dos 630ºC, e nas ligas se comporta como metal.

O antimônio é um metal sólido de cor cinza prateada, é quebradiço e pertence à família 5A da tabela periódica.