O que significa líquido Anecoico na bexiga e paredes finas?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

o que significa liquido anecoico na bexiga e paredes finas? É a descrição normal por ultrassonografia de uma bexiga com conteúdo. Fica tranquilo.

A palavra “anecóica” ou “conteúdo anecoico” é nada além do que um cisto com conteúdo líquido. Ele deve ser acompanhado pelo GO através de exames de imagem para monitorar seu tamanho ou verificar se desaparece com a ajuda de medicamentos.

O que é? O divertículo de bexiga ocorre geralmente pelo regime de hiperpressão dentro da bexiga. Geralmente é diagnosticado em paciente com sinais e sintomas de obstrução infra-vesical. Nestes casos, geralmente a parede da bexiga está cronicamente afetada.

A parede da bexiga é formada por várias camadas. O interior do ureter, bexiga, uretra, e partes do rim são revestidos por uma camada de células chamadas células uroteliais ou de transição, assim a camada mais interna é conhecida como urotélio ou epitélio de transição.

Foram considerados como critérios de normalidade ao ultrassom: espessura do músculo detrusor da bexiga menor de 2mm, volume prostático menor de 30 cm³ e protusão prostática intravesical menor de 5mm.

O tratamento pode ser cirúrgico (retirada do cisto) ou apenas acompanhamento. O tratamento varia de acordo com a idade da paciente, o tipo e o tamanho do cisto, se houve crescimento ao longo dos meses ou se estiver associado a algum desconforto.

a·ne·cói·co |ói|
1. Que não produz eco. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: anecoico.

1. Anecoide. Aquele que contém conteúdo apenas líquido. Cisto anecoide, ou seja, um cisto sem conotações graves, pois contém apenas liquido.

Notar a grande quantidade de sangue (anecóico) livre na cavidade abdominal.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

O exame diagnóstico mais importante para avaliação do câncer vesical é a cistoscopia. Com esse exame, o médico consegue avaliar o interior da bexiga do paciente com uma câmera.

Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA). Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.

Sinais e sintomas do câncer de bexiga
Pacientes com câncer de bexiga podem apresentar sangue na urina, dor durante o ato de urinar, além da necessidade frequente combinada com a dificuldade para urinar.

Muitos pacientes relatam a sensação de punhalada ou alfinetadas, outros como se a bexiga tivesse deslocada para fora da bacia. A dor pode ocorrer no ventre, na região lombar e sacra, uretra, vagina, testículos, bolsa escrotal, períneo ou ainda durante a relação sexual e ejaculação.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.