O que significa líquido amniótico amarelo?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Amarelo: pode indicar a presença de pus e infecção dentro do útero. Mas não é preciso desespero, pois, às vezes, o amarelado se deve a uma mistura do líquido com urina que passou despercebida. O obstetra tratará a infecção se necessário. Marrom-escuro: o médico precisa ser procurado imediatamente.

O aumento ou diminuição do líquido amniótico pode ser detectado por exame rotineiro de ultrassom, e qualquer alteração é detectada com bastante precisão. O aumento do líquido chama-se polidrâmnio2 e as causas podem ser várias. Mas se o líquido estiver no aspecto normal e não for excessivo, não tem problema algum.

O líquido amniótico, que preenche o saco amniótico, “bolsa das águas” ou simplesmente “bolsa”, consiste em um fluido de aspecto transparente-amarelado que é produzido pela placenta para envolver e proteger o feto no ambiente intrauterino durante toda a gestação.

O corrimento amarelo durante a gravidez pode ser normal, mas pode ser um sinal de infecção, talvez uma infecção por fungos ou vaginose, ou seja, um distúrbio do equilíbrio bacteriano da vagina. Isto é especialmente verdadeiro se tiver um odor de peixe ou desagradável.

O líquido amniótico geralmente vem acompanhado de grande perda líquida, sendo que a paciente nota-se molhada ( calcinha, roupas, chão). Na grande maioria das vezes este líquido é mais ralo, transparente e pode apresentar cheiro característico.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

Em geral, a ruptura prematura é pequena e ocorre um vazamento mínimo de líquido pela vagina. Muitas mulheres confundem esse líquido com a urina, mas é importante observar que o líquido amniótico é incolor e sem cheiro, ao contrário da urina que é mais amarelada e tem um odor típico.

Quando isso acontece, a mulher sente um líquido escorrendo pelas pernas. Ele é quente e tem um odor forte, que lembra água sanitária”. Segundo Tedesco, o rompimento provoca uma perda de líquido involuntária. “Não é como urina, que se consegue prender”, Na maioria das vezes, o volume da perda é grande.

Durante a gravidez, o corrimento vaginal branco e pegajoso comum pode ser confundido com líquido que é mais aguado. O líquido amniótico é aquoso e escorre pelas pernas deixando a roupa muito molhada. O médico fará os exames necessários no hospital, para identificar com precisão o vazamento.

Tipo I: Líquido amniótico sem partículas de suspensão. Tipo II: Líquido amniótico com escassas e pequenas partículas em suspensão. Tipo III: Líquido amniótico com grandes e abundantes partículas em suspensão.

Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.

O volume considerado normal para o líquido amniótico varia de acordo com a idade gestacional, e estes valores encontram-se em torno de 250 ml na 16ª semana, 800 ml na 28ª semana, atingindo 1.000 ml na 34ª semana(7). Estes são valores médios, aceitando-se grande margem de variação dentro da faixa de normalidade.

Corrimento espumoso (às vezes parece “pus”) e amarelo-esverdeado é um sintoma de uma infecção comum e facilmente tratável causada por Trichomonas vaginalis chamada tricomoníase ou clamídia. Seu corrimento pode ser amarelo escuro, verde-amarelado ou verde-acinzentado, e provavelmente presente em grande quantidade.

Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação:

  1. Tampão mucoso.
  2. A linha púrpura.
  3. Sons de nascimento.
  4. Emoções.
  5. Indicadores físicos.