O que significa linhagem pura e híbrida?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Linhagem pura é quando os indivíduos se originavam da autofecundação, e não havia variações nas gerações. Quando ocorriam variações, a linhagem era híbrida. Por exemplo: Mendel observou que as ervilhas de sementes verdes são sempre puras, enquanto as de sementes amarelas podem ser puras ou híbridas.

Linhagem pura, em relação a uma determinada característica, define um conjunto de indivíduos que herdaram, geneticamente, dois alelos - versões de um determinado gene, provenientes dos progenitores - para essa característica, que são iguais - codificam o mesmo gene (indivíduo homozigótigo para a característica em causa ...

As plantas puras(AA ou aa exemplo) eram plantas que se cruzadas entre si produziriam herdeiros iguais à elas todas as vezes que isso fossem reproduzidas e plantas hibridas são plantas puras de linhagens diferentes sendo cruzadas.

Significado de Híbrido
[Linguística] Que se forma a partir da junção de palavras pertencentes a outras línguas: vocábulo híbrido.

É o resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, ou entre duas linhagens puras de uma mesma espécie. Um exemplo de animal híbrido é o cruzamento de uma égua com um jumento, que resulta em um burro ou mula, tendo a esterilidade como sua principal característica.

A primeira geração resultante desse cruzamento (geração parental ou P) ele cruzou entre si, obtendo a geração F1 (primeira geração híbrida), com todos os descendentes de sementes amarelas. Mendel chamou esses indivíduos de híbridos, porque descendiam de pais com características diferentes (semente amarela e verde).

As linhas puras são obtidas através de autofecundações repetidas de indivíduos heterozigóticos ou através de uma sequência de cruzamentos consanguíneos numa população originalmente heterozigótica. A autofecundação de espécies autógamas permite obter indivíduos homozigóticos após 6 a 8 gerações.

Os progenitores puros recebem a denominação de geração parietal ou geração P. Após cruzar a geração parietal, os descendentes dessa geração foram obtidos, os quais receberam o nome de primeira geração filial ou geração F1. O cruzamento entre indivíduos F1 levou à produção da segunda geração filial ou geração F2.

A cor das sementes de ervilhas
Essas duas sementes são consideradas a geração parental. Todas as sementes originadas dessa fecundação eram amarelas (Vv) e essa geração foi denominada de F1. Essas sementes foram consideradas híbridas, pois eram descendentes de plantas com diferentes características.

Definição de geração F1
A geração F1 refere -se à primeira geração filial. As gerações filiais são a nomenclatura dada aos conjuntos subsequentes de filhos da reprodução controlada ou observada. A geração inicial recebe a letra “P” para a geração dos pais.

A princípio, ele observou que as linhagens “puras” preservavam suas características ao longo das gerações. Por exemplo, as linhagens “puras” de ervilhas lisas quando cruzadas entre si, geravam somente descendentes com textura lisa e o mesmo ocorria com as linhagens rugosas.

Linhagem pura é quando os indivíduos se originavam da autofecundação, e não havia variações nas gerações. Quando ocorriam variações, a linhagem era híbrida.

As plantas puras resultam da autofecundação e geram apenas indivíduos idênticos aos que os originaram. São plantas homozigotas.

Segundo as leis de Mendel, uma planta pura é aquela que possui alelos iguais para um determinado traço genético, ou seja, ambos os genes herdados dos pais são iguais. Essas plantas são consideradas homozigotas para o gene em questão e produzem descendentes com características idênticas às suas.

1 composta, misturada, matizada, variada, heterogênea, complexa, compósita, mesclada, heteróclita.