O que significa Líbano na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Em manuscritos antigos e até na Bíblia, o Líbano já aparece com o nome de paraíso terrestre por causa de suas imensas florestas de cedros, carvalhos, pinheiros e outras árvores de essências aromáticas. Também foi o grande celeiro do Império Romano na antiguidade.

O Cedro-do-Líbano é uma árvore comum em regiões montanhosas e de clima mediterrâneo. Essa árvore cresce devagar, mas alcança uma grande altura, sendo considerada uma das maiores árvores, podendo chegar a 40 metros.

Fruto do cedro
Os frutos são lenhosos, espessos, rugosos, marrom-escuros, com 3 a 10 centímetros de comprimento e 3 a 3,5 centímetros de largura. Eles podem pesar aproximadamente 13 gramas, contendo cerca de 30 a 100 sementes por fruto.

os poetas hebreus consideravam o cedro-do-líbano, como o símbolo do poder e da majestade, da grandeza e da beleza, da força e da permanência (is 2.13 – Ez 17.3,22,23 – 31.3 a 18 – Am 2.9 – Zc 11.1,2). o cedro, no seu firme e contínuo crescimento, é comparado ao progresso espiritual do homem justo (Sl 92.12).

O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano” (Salmo 92.12). Sempre que vejo uma daquelas árvores enormes, que a gente quase não vê o topo, eu penso em como são as suas raízes.

O cedro do Líbano possui beleza, perfume e força, sua madeira é perfumada e era utilizada para mumificar os mortos, não depende da chuva, pois suas raízes profundas buscam água diretamente dos lençóis freáticos.

Nos primeiros 3 anos de vida as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem cerca de 5 centímetros, isso quer dizer que em TRÊS ANOS a planta visivelmente está minúscula, mas suas raízes estão mil vezes maior do que a planta em si.

Da mesma forma, em Apocalipse, 7:9, a grande multidão com folhas de palmeira nas mãos atribuiu a salvação a Deus e ao Cordeiro. O que a Bíblia está nos dizendo é que devemos ter nossas raízes fincadas em terra firme e seguir com segurança.

Como a palmeira, florescerão os justos, elevar-se-ão como o cedro do Líbano. Plantados na casa do Senhor, nos átrios de nosso Deus hão de florir. Até na velhice eles darão frutos, continuarão cheios de seiva e verdejantes, para anunciarem quão justo é o Senhor, meu rochedo, e como não há nele injustiça.

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto.

O cedro fornece forragem(Carvalho, 1994), pode ser utilizado para produção de mel e, por ser uma espécie ornamental, também pode ser empregada em projetos paisagísticos e arborização urbana (Lorenzi, 1992).

FRUTA-DE-CEDRO – Toda Fruta. Nome Popular: Fruta-de-cedro, cedro-branco, cedro-taperebá, jacaiacá, cedrorana. Distribuição Geográfica e Habitat: No Brasil ocorre na região Amazônica.

Aqueles torrões de terra, compactação causada pela escolha inadequada do substrato, e uso de terra argilosa são fatores que causam um atraso ou até mesmo impossibilitam o desenvolvimento das raízes, que precisam de um meio favorável, aerado e poroso para poderem ramificar e alcançar cada vez mais nutrientes.

Dizem que a raiz da palmeira desce dentro da terra ate encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes.

O cedro-do-líbano pode durar séculos, é uma das árvores de maior longevidade.

O cedro é uma árvore que pode viver por muitas dezenas de anos. Existem alguns muito antigos que podem atingir 50 m de altura e ter um tronco com 3 m de diâmetro!

O cedro-do-Líbano é uma árvore de grande porte piramidal, atingindo por vezes os 40 m de altura. A casca é cinzento-escura, gretada. As ramificações primárias são horizontais. As folhas (acículas) são de seção subquadrangular, de 15 a 30 mm de comprimento, rígidas, de cor verde escuras, raras vezes azuladas.

Cedrus libani, conhecido pelas designações vernáculas de cedro-do-Líbano é uma árvore conífera, majestosa, nativa das montanhas da região mediterrânica, no Líbano, Síria Ocidental, Turquia centro-meridional e Chipre.

A flor nacional do Líbano é o lírio do cedro, que é encontrado apenas nas montanhas do país. O Festival das Flores de Beirute é um evento anual que celebra a beleza das flores do Líbano. As flores são uma parte importante da cultura libanesa e são frequentemente usadas em cerimônias religiosas, casamentos e funerais.

Ao contrário de outras árvores, uma palmeira possui apenas um ponto de crescimento acima do solo. Localizado no topo do seu caule (ou estipe), esse ponto e seus tecidos adjacentes compõe o meristema ou gema terminal, também chamado de palmito.