O que significa leve espessamento do revestimento mucoso?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O espessamento da mucosa caracteriza uma reação inflamatória resultante da hiperplasia da mucosa que reveste o seio maxilar. Anatomicamente, esta mucosa é tão fina, que, na imagem radiográfi- ca, somente a estrutura óssea é visível.

Espessamento mucoso, por vezes, discreto, pode ser a única resposta inflamatória possível e, nestes pacientes, pode ser indicativo de uma infecção aguda, responsável por febre elevada e potencialmente associada à morbidade e à mortalidade elevadas.

O cisto de retenção mucoso do seio maxilar é uma lesão benigna que ocorre no interior do seio maxilar, devido obstrução ductal.

Há espessamento da mucosa sinusal quando a membrana apresenta de 2 a 6 mm de espessura. Os fatores etiológicos estão relacionados com algum tipo de irritação, tais como cistos odontogênicos ou alergia.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Os sintomas mais comuns são nariz entupido, e dor ou sensação de pressão na região ao redor do nariz. Também pode haver dor ou pressão na testa, ao redor dos olhos e no maxilar superior. A dor muitas vezes piora quando a pessoa se dobra para a frente.

Sinusite crônica:
A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Os seios paranasais, também conhecidos como seios da face, são cavidades aéreas dentro dos ossos do crânio que ajudam na circulação do ar que é inspirado e expirado. Eles estão situados ao redor da cavidade nasal, e são bilaterais, sendo algumas vezes simétricos.

A sinusite crônica é uma condição inflamatória dos seios paranasais que ocorre por variações anatômicas que obstruem os óstios e impedem a drenagem sinusal. Ou ainda, pode ser causada infecções recorrentes de fungos (no caso de pessoas imunocomprometidas) ou bactérias.

A sinusopatia pode causar dor de cabeça, congestão nasal, pressão facial, dor nos olhos, dificuldade de respiração pelo nariz, perda de olfato e/ou gosto.

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

Também é possível remover o cisto usando:

  1. Tratamento a 'laser': o cisto pode ser cortado da pele com um 'laser' ;
  2. Crioterapia: ao congelar o cisto, ele pode ser facilmente removido;
  3. Cirurgia: em casos mais graves, o cisto pode ser removido cirurgicamente. A glândula que causou o cisto também é frequentemente removida .

Clinicamente, os cistos e tumores dos maxilares podem se apresentar sem sintomas por longos períodos de tempo, levando ao diagnóstico tardio de uma lesão já extensa. Em outros casos, podem manifestar algum sinal durante sua evolução, tais como: dor, inchaço, movimentações dentárias e até fraturas dos maxilares.

os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.

O antro maxilar é a cavidade paranasal ampla que ocupa todo o corpo do osso maxilar, conferindo uma íntima relação com as raízes dos dentes posteriores superiores.

Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal. Fazem parte deste grupo as células do agger nasi, as células frontais, as células etmoidais supraorbitais e as células de Haller e de Onodi.

Como apontado, a sinusite é descrita como a inflamação dos seios da face, causando inchaço, dor e outros sintomas, sentidos principalmente ao redor das narinas, testa e maçãs do rosto.