O que significa leucócitos no limite?

Perguntado por: ngalvao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

O que é leucócitos altos? O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

Em alguns casos, o tratamento pode incluir tomar um medicamento chamado fator de crescimento que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos brancos saudáveis. O seu médico também pode recomendar outras intervenções para estimular sua medula óssea e fortalecer seu sistema imunológico.

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

A contagem de leucócitos mede o número de leucócitos em um volume de sangue. Contagens anormais altas ou baixas podem sugerir a presença de doenças. Os leucócitos são produzidos na medula óssea, protegem o corpo contra infecções e participam de reações imunológicas.

Leucócitos altos e baixo
Flávio Naoum explica o que significa quando o leucócito está alto ou baixo. Portanto, confira abaixo: Aumento de leucócitos (leucocitose): é frequentemente visto nas infecções, principalmente bacterianas. Aumentos muito acentuados podem levantar a suspeita de leucemia.

Leucócitos são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos brancos, e atuam para a defesa do organismo. O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Quais medicamentos aumentam os leucócitos? Após o diagnóstico preciso do médico, o uso de vitaminas e esteroides podem aumentar o número de produção dos Leucócitos na medula óssea.

Casos de infecção bacteriana costumam provocar leucocitoses que ficam ao redor de 15.000 a 25.000 cel/microL. Raramente, uma infecção provoca uma leucocitose que ultrapassa o valor de 30.000 cel/microL.

O número de leucócitos, nas uroculturas positivas para infecção do trato urinário (ITU), foi de 22% para <10.000/mL e 68% >10.000/mL. Estudos mostram que o número de leucócitos é considerado anormal somente acima de 10.000/mL, sugerindo ITU.

E quanto aos sinais? Não existe um sintoma específico. Porém, é preciso tomar cuidado porque níveis muito baixos de leucócitos podem levar a maior risco para infecções. Alguns dados afirmam que uma das principais causas do encaminhamento de pacientes sadios ao hematologista é a falsa leucopenia.

No caso das leucemias agudas, os pacientes apresentam um quadro bastante aflorado de anemia, com palidez e cansaço; redução na quantidade de glóbulos brancos funcionantes, gerando febres e infecções; e baixa nas plaquetas, com ocorrência de hemorragias e manchas pelo corpo.

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Hemograma Completo
A leucemia e outras condições podem causar contagens anormais de células sanguíneas. As células sanguíneas imaturas (chamadas blastos) normalmente não são vistas no sangue, portanto, suspeitamos de leucemia se houver blastos ou se as células sanguíneas não parecerem normais.