O que significa leucócitos baixo em cães?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 11 votos

Se a recontagem dá leucócitos baixos, significa que o animal está muito debilitado ou que padece alguma doença imunossupressora, geralmente virais. Os diferentes glóbulos brancos presentes no hemograma em cães são: Neutrófilos: são os que se encontram em maior número e os encarregados de destruir as bactérias.

Algumas causas conhecidas são: infecções (parvovirose canina e Ehrlichia sp.) e drogas (trimetoprim, fenilbutazona, estrógeno, agentes quimioterápicos). Pode ocorrer uma diminuição imuno-mediada dos neutrófilos, onde as células produzidas serão destruídas logo em seguida, não exercendo sua função de proteção do corpo.

Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.

Leucócitos são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos brancos, e atuam para a defesa do organismo. O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide.

Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil.

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

A leucopenia é um efeito colateral que pode ocorrer em pacientes que fazem uso de determinados medicamentos quimioterápicos, imunoterápicos, ou até mesmo, pelo uso de alguns bloqueadores hormonais. Para pacientes em alguma dessas condições citadas, o principal indicativo dessa baixa de glóbulos brancos é a febre.

O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.

Como aumentar a imunidade do cachorro: 4 passos para uma saúde de ferro

  1. Atividades físicas. Muitas vezes, o cotidiano pode ser bem cansativo. ...
  2. Enriquecimento ambiental. ...
  3. Alimentação. ...
  4. Vacinação e vermifugação.

Os sintomas que podem ser descritos pelo paciente são ocasionados pela doença que está causando essa alteração na produção de leucócitos no sangue:

  • Febre;
  • Inflamação dentro e ao redor da boca;
  • Infecções frequentes e que não desaparecem.

Vitamina E aumenta ação das células de defesa
Quem se beneficia da ação do nutriente são os leucócitos.

Granulokine® é uma proteína altamente purificada produzida em laboratório que age estimulando especificamente a produção de neutrófilos (um dos tipos de glóbulos brancos que também são chamados de granulócitos), que ajudam o organismo a se defender contra infecções, principalmente bacterianas.

Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta.

Uma doença relacionada com os leucócitos é a leucemia, um tipo de câncer em que há a produção descontrolada de leucócitos que não se diferenciam e não são funcionais. O tipo de leucemia está relacionado com o tipo de leucócito afetado.

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são as células que agem na defesa do nosso organismo, trabalhando para combater alergias, infecções e, por isso, são fundamentais contra a presença de micro-organismos que causam doenças como vírus, bactérias e parasitas.

As taxas globais de leucócitos para homens adultos normais estão entre 4.500 e 11.000 por milímetro cúbico de sangue . Considera-se que há leucocitose quando a pessoa apresenta mais de 11.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue .

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

1. Mantenha uma alimentação balanceada

  1. vitamina C (laranja, limão, gengibre, frutas cítricas);
  2. vitamina A (cenoura, couve, abóbora);
  3. vitamina E (grãos, folhas verdes, óleos vegetais);
  4. ômega 3 (salmão, atum, linhaça);
  5. ácido fólico (vegetais verde-escuros, feijão, cogumelos);
  6. zinco (carne bovina, nozes, amêndoas).

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

A baixa imunidade em cães é causada por uma série de fatores, como uma alimentação deficiente e situações que podem gerar algum tipo de estresse no bichinho. Com isso, é fundamental manter o sistema imunológico do cão equilibrado.

Espinafre: rico em vitamina C e antioxidantes, como betacaroteno; Cenoura: além de também ser rica em betacaroteno, tem baixo valor calórico e, portanto, é uma boa opção de lanche diário para o seu cão; Couve: rica em folato ou vitamina B9, que ajuda a converter os alimentos em energia para o pet.