O que significa leucócitos alto na gravidez?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O aumento no número de leucócitos na gravidez geralmente é normal, embora seja o médico quem deve avaliá-lo. Deve notar-se que o aumento significativo no número de leucócitos não se limita apenas ao período de gravidez.

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Em adultos, a contagem normal de leucócitos varia entre 5.000 e 10.000/mm³. Um nível de leucócitos abaixo de 4.500/mm³ é conhecido como leucopenia. Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia).

Hemograma completo: avalia a presença de anemia, alterações das plaquetas e dos leucócitos. A anemia nas gestantes é definida quando o valor da hemoglobina encontra-se abaixo de 11 g/dl ou um hematócrito menor que 33%. O exame pode ser solicitado ao longo de toda a gestação.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Outrossim, o diagnóstico caracteriza-se a anemia na gravidez quando os valores de hemoglobina (Hb) forem menores do que 11g/dL e hematócrito (Hct) for menor do que 33% no 1° e no 3° trimestres da gravidez; Hb menor do que 10,5g/dL e Hct menor do que 32% no 2° trimestre, e Hb menor do que 10g/dL no puerpério.

Quais os sintomas de anemia na gravidez? Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade da doença. O mais comum em casos leves é o cansaço. Já quando são casos moderados ou graves, os sintomas incluem: sono, falta de ar, fadiga, apatia e mucosas descoradas.

O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

Os glóbulos brancos são produzidos na medula óssea. Portanto, um medicamento, doença ou infecção viral que inibe ou diminui a função da medula óssea pode fazer com que a contagem de glóbulos brancos caia abaixo dos níveis normais.

A contagem de leucócitos detecta reduções perigosas. É usada para determinar a presença de uma infecção ou uma leucemia. Também é utilizada para monitorar a resposta do corpo a diversos tratamentos e para acompanhar a função da medula óssea.

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

Infecção urinária na gravidez ocorre principalmente por bactérias que adentram em diferentes partes do trato urinário, como bexiga, uretra e, até mesmo, rins. Embora seja uma condição que pessoas de todas as idades possam desenvolver, é mais comum que aconteça em mulheres.

A infecção urinária durante a gravidez é um problema muito frequente devido às alterações fisiológicas da gravidez, que favorecem a colonização do trato urinário. Estes problemas afetam a qualidade de vida da mulher além de aumentar o risco de morbidade materna e fetal neste período.

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil.