O que significa lavar os pés uns dos outros na Bíblia?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Estamos dispostos a lavar aos pés daqueles que fazem parte do nosso convívio. E através deste gesto demonstrar que somos enviados por Cristo e desejamos fazer Sua vontade.

Durante a Última Ceia, Jesus pegou uma toalha e uma bacia com água e lavou os pés dos discípulos. Alguns grupos cristãos seguiam esse exemplo do Novo Testamento, lavando os pés como sinal de humildade ou fraternidade.

Lavar os pés x pés sujos
Lavar os pés corresponde ao fim de uma série de aborrecimentos e preocupações na sua vida, prepare-se para novos ares. Já pés sujos significa que você deve dar mais atenção à sua saúde financeira, faça uma poupança para não entrar em apuros.

Lavar os pés do parceiro representa humildade, honra um ao outro e a vontade de estar sempre disposto para servir. É um ato de cumplicidade do casal.

"Ele, que era o chefe, que era Deus, lavou os pés de seus discípulos (...) Isto era feito pelos escravos. Jesus deu a volta nisto e fez Ele próprio. Tinha vindo ao mundo para servir, para nos servir, para tornar-se escravo por nós, para dar a vida por nós, para nos amar até o final", disse o papa numa ocasião.

Os fiéis são convidados a velarem com Ele, na hora da sua Paixão. Em sinal de luto, o altar é desnudado. Durante a tarde, os fiéis são convidados a visitarem as sete igrejas, que representam as Sete Estações de Roma (Sé Catedral, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, Penha e Conceição / Mons.

Quinta-Feira Santa

Lava-pés é um rito religioso observado por diversas denominações cristãs e é baseado no relato de João 13:1–17, que menciona Jesus realizando-o durante a Última Ceia. A cerimônia é realizada na Quinta-Feira Santa da Semana Santa.

Compete aos pastores escolher um pequeno grupo de pessoas diversas representativas do inteiro povo de Deus – leigos, ministros ordenados, cônjuges, celibatários, religiosos, sãos e doentes, crianças, jovens e idosos – e não de uma só categoria ou condição.

Sacudir o pó dos pés é não conservar qualquer mágoa ou qualquer detrito nas bases da vida, em face da ignorância e da perversidade que se manifestam no caminho de nossas experiências comuns.

Perfumes, pentes, espelhos, cosméticos e depilações eram comuns no mundo em que Jesus viveu: Cosméticos _ Eram amplamente usados pelas mulheres, que almejavam uma tez pálida.

Significado de sonhar com pés. Os pés no sonho estão relacionados aos nossos sentimentos mais profundos que precisam ser exteriorizados. Trata-se de alguma ferida emocional que precisa ser cicatrizada, mas você ainda está muito resistente neste processo de cura e libertação.

Já o sonho com água limpa ou até mesmo cristalina carrega uma simbologia muito positiva. Esse sonho vem para representar que seu corpo físico e sua mente estão passando por um momento de cura e renovação, onde as transformações ajudarão a sua vida voltar a ordem.

O sonho com a limpeza pode representar uma vontade e necessidade tanto interna quanto externa. Provavelmente é um aviso para uma boa faxina em sua própria vida, em todos os aspectos. Na parte interna, podem ser os sentimentos ruins, na externa são as pessoas que não querem o seu bem e situações de conflito.

Noivos lavam os pés dos pais no casamento
"É um ato que demonstra humildade, honra aos nossos pais e tudo que eles fizeram por nós, todos os sacrifícios que eles enfrentaram para nos criar. É um ato de honra e gratidão por todo amor e carinho", explica a pedagoga.

O pastor, então, começa a fazer perguntas diretas ao casal para que o tão esperado “sim” seja respondido. A entrada da dama de honra e/ou pajem com as alianças. O pastor ou reverendo abençoa as alianças e recita mensagens sobre a importância da aliança que está sendo criada pelo casal.

igreja do Santo Sepulcro

Celebração do lava-pés na igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém.

A novidade deste ano na celebração eucarística, realizada na igreja do Bonfim, foi a participação de quatro ucranianas que tiveram os pés lavados como forma de solidariedade às vítimas da guerra na Ucrânia.