O que significa lacuna educacional?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Entre os obstáculos que os estudantes enfrentam para atingir o seu potencial máximo estão as lacunas de aprendizagem. Essas falhas no estudo precisam ser ajustadas o quanto antes para impedir que dificuldades e dúvidas persistam e gerem complicações. Nesse contexto, a tecnologia atua como aliada da equipe pedagógica.

Falta de investimento, baixo salário dos professores, pais e responsáveis que não participam, entre tantos outros assuntos estão sempre presentes no debate sobre as deficiências da educação no Brasil. Em contrapartida, todos sabem o quanto a educação é essencial para o desenvolvimento da sociedade.

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.

Lacuna normativa: ausência de norma prevista para um determinado caso concreto. Lacuna ontológica: presença de norma para o caso concreto, mas que não tenha eficácia social. Lacuna axiológica: presença de norma para o caso concreto, mas cuja aplicação seja insatisfatória ou injusta.

Preenchimento de lacuna
O preenchimento de lacunas é uma técnica que ajuda a criar um conjunto contíguo e ordenado de carimbos de data/hora para facilitar a análise de dados de série temporal.

Uma análise de lacunas de habilidade ajuda a identificar as necessidades de treinamento para indivíduos, equipes e sua organização como um todo. Ele mostra onde seus funcionários estão atualmente em termos de habilidade e conhecimento e onde você gostaria que eles estivessem no futuro.

De forma resumida, a analogia é o método preferido dos juristas para a resolução das lacunas, tratando-se de um meio que se baseia na semelhança, ou seja, não há uma completa igualdade, havendo ao menos uma particularidade ou generalidade comum aos dois casos.

Neste contexto, a culpa do fracasso escolar é totalmente vinculada ao aluno e definida por suas condições sociais e carência cultural, uma perspectiva determinista e tendenciosa, que atribui à realidade um caráter imutável e desconsidera a possibilidade pragmática de encontrar soluções para os problemas, predestinando ...

Assim, fatores extraescolares, intraescolares, biológicos e psicológicos podem ser os responsáveis pelo insucesso escolar. O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica, os fatores do cotidiano escolar que contribuem para existência do fracasso escolar na educação brasileira.

3 grandes problemas que afetam a educação brasileira

  1. 1 – Evasão escolar. Enquanto o início do Ensino Fundamental tem boa adesão, as demais fases da educação básica sofrem com a chamada evasão escolar. ...
  2. 2 – Analfabetismo. ...
  3. 3 – Falta de investimentos em educação.

Conheça três diferentes tipos de educação

  • Educação formal. Basicamente, a educação formal é aquela em que se usa o modelo tradicional de ensino aplicado, durante muito tempo, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A lacuna é uma falha de legislação, na regulação de uma situação da vida que exige uma disciplina normativa. I. A existência de lacunas é inevitável, pois as leis são impotentes para prever todas as situações que carecem de ser disciplinadas pelo Direito.

A palavra “lacuna” designa “falta”, “omissão”, “vácuo”, e também “falha”. O direito busca regular as condutas humanas a fim de pacificar o convívio em sociedade. Se há um fato para o qual o ordenamento não dá tratamento pode-se dizer que, a princípio, configurada está a deficiência normativa.

Portanto a lacuna se caracteriza quando a lei é omissa ou falha em relação a determinado caso. Lacuna da lei é uma omissão involuntária, detectada no texto de uma lei, da regulamentação de determinada espécie de caso. Tal omissão é resolvida mediante técnicas de integração.